Secretaria de Saúde implanta sistema de raio-x digital em Guarapuava

O processo é mais ágil e também vai reduzir drasticamente os gastos com impressão, pois cada imagem feita do modo tradicional custava em média sete reais

Promovendo a modernização do atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde implantou um sistema de digitalização dos exames de raio-x. 

Agora, no Pronto Atendimento do Trianon e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel, as imagens feitas nos aparelhos são enviadas diretamente para o computador do médico.  

Antes era preciso aguardar a impressão do exame e só depois a avaliação era feita no consultório. O processo é mais ágil e também vai reduzir drasticamente os gastos com impressão, pois cada imagem feita do modo tradicional custava em média sete reais. 

A implantação desse sistema significa o fim da fila espera por exames de radiografia e a maior agilidade na realização de laudos. Por mês, são feitos cerca de quatrocentos exames com média de duas impressões por paciente, um investimento que, agora, vai ser destinado para outras prioridades, afirmou o secretário de Saúde, Celso Góes.

PRODUTIVIDADE

O raio x digitalizado já possibilitou o aumento da produtividade devido a facilidade de acesso aos resultados também nas UBS. 

Antes, o paciente vindo dos bairros fazia o exame e voltava depois buscar o resultado para só então apresentar ao médico da unidade. 

(Foto: Secom)

Alguns perdiam o raio-x e repetiam o processo todo novamente. Agora, o sistema possibilita o gerenciamento de imagens dentro das unidades. Por exemplo, os exames realizados no Trianon ou na UPA do Batel são lançados direto no sistema, e podem ser visualizados por qualquer profissional em todas as Unidades Básicas de Saúde, bem como o laudo, quando solicitado. Isso torna o atendimento mais seguro, moderno e econômico, explicou a Diretora do Departamento de Gerenciamento de Sistema de Informação em Saúde e Analista de Sistemas, Graziele Schumanski.

VANTAGENS

Outras vantagens apontadas pelo médico Valdo de Araújo, especialista em reumatologia, são a precisão e a nitidez das imagens, além dos diversos recursos que podem ser aplicados e possibilitam editar, ampliar áreas específicas ou identificar camadas de tecidos com a aplicação de cores e texturas diferentes, aperfeiçoando o diagnóstico. 

Ele permite identificar as fraturas de ângulos diferentes, aumentar os detalhes e analisar tipos de disposições de sombreamentos e contrastes que indicam com mais clareza, por exemplo, que áreas do pulmão estão afetadas pela pneumonia ou se as articulações estão comprometidas por alguma doença.

Posteriormente, as imagens em tamanho reduzido também vão ser acrescentadas ao histórico médico dos pacientes.