Secretaria da Mulher abre inscrições para o curso preparatório para candidatas

O curso será oferecido gratuitamente pelo Instituto de política por.de.para Mulheres, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava

Mais mulheres na política ocupando cargos eletivos e com oportunidade de conhecer as regras do pleito eleitoral de 2020, esse é o objetivo do curso preparatório para candidatas que está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (28). 

O curso é oferecido gratuitamente pelo Instituto de política por.de.para Mulheres, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava. O propósito do Projeto é fomentar a participação das mulheres na política. A ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política, como candidatas, dirigentes partidárias e como cidadãs ativas. Trata-se do primeiro curso suprapartidário no Brasil nesse formato, explicou uma das coordenadoras do evento, diretora do Instituto, Tailaine Cristina Costa.

As interessadas podem realizar as pré-inscrições pelo formulário online (clique aqui) até o dia 13 de março.  No dia 16 de março serão divulgadas as participantes selecionadas para participação. O curso é gratuito.

Nosso desejo é que as mulheres possam ter minimamente candidaturas viáveis, com conhecimento das regras do jogo. Buscamos preparar as mulheres para ingressarem na política, completou a também coordenadora do curso, Emma Roberta Palú Bueno.

De acordo com a Secretária de Políticas Públicas para mulheres, Priscila Schran, a iniciativa faz parte do planejamento de ações estabelecidos no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, especificamente no eixo V – que trata do fortalecimento e participação igualitária, plural e multirracial nos espaços de poder e decisão e também da programação do mês de março. Todo ano eleitoral a lei prevê que a Secretaria promova atividades relacionadas à formação política para mulheres e, para este ano, a atividade é construtiva e aberta a todas as interessadas, disse.

PROGRAMAÇÃO

O curso preparatório será realizado em dois dias: 20 e 21 de março. Na sexta-feira a noite acontece a abertura oficial com a presença da Advogada Ana Claudia Santano, destacando as mulheres mandatárias e líderes.

Já no sábado o curso será técnico e acontece durante todo o dia. A partir das 9h da manhã as participantes aprenderão sobre a pré-campanha e convenção; regras para registro de candidaturas;  regras de propaganda eleitoral; ações eleitorais; prestação de contas; publicidade e estratégias de campanha. Queremos que as mulheres que tenham dúvidas, mas ao mesmo tempo tenham vontade em participar das eleições municipais deste ano, estejam prontas para o desafio. Nos dedicamos para que mais mulheres ocupem cargos públicos e, com isso, tenhamos mais equidade de gênero, enfatizou Tailaine.

O INSTITUTO

O Política Por.De.Para Mulheres nasceu em 2015, idealizado pela professora doutora Eneida Desiree Salgado, da Universidade Federal do Paraná. Formatado inicialmente como um projeto de pesquisa, vinculado à Universidade Federal do Paraná e à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Três anos depois, em 2018, tomou a forma de uma Associação sem fins Lucrativos, situado em Curitiba. .

O projeto é uma iniciativa de mulheres que desejam ampliar a participação política feminina em toda a sua pluralidade e diversidade no Brasil. Em pouco tempo de funcionamento, o Instituto já possui parcerias com diferentes setores que também visam o aumento da participação de mulheres em espaços antes ocupados majoritariamente por homens (cisgêneros, brancos e de classe média). 

Entre as atividades realizadas pelo Grupo estão, o Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres na modalidade extensiva e intensiva, Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres e livros publicados com resultados de pesquisas científicas.