Sec. de Educação e Cultura apresenta relatório de ações desenvolvidas em 2018

O progresso nos investimentos na merenda escolar, como a aquisição dos alimentos da agricultura familiar, ganhou destaque na apresentação

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura fizeram, na tarde da última quarta-feira (12), uma apresentação do relatório de ações desenvolvidas pela Secretaria no ano de 2018. No Plenário da Câmara dos Vereadores, equipes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) acompanharam a explanação dos trabalhos.

De acordo com o relatório apresentado, foram investidos mais de R$ 3 milhões em reformas e manutenção de 21 escolas e quatro Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), além da inauguração de mais dois novos Cmeis, cobertura das quadras esportivas das escolas Professora Carmen Cordeiro e Professor Francisco Contini e a construção da quadra esportiva na escola Roberto Cunha e Silva.

O progresso nos investimentos na merenda escolar, como a aquisição dos alimentos da agricultura familiar, ganhou destaque na apresentação. “Em 2013, apenas 6% dos produtos da merenda vinham da agricultura familiar. A atual administração municipal colocou como meta ampliar esse índice e ano a ano garantimos a ampliação. Hoje atingimos 60%”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

A inauguração do Teatro Municipal foi uma das grandes conquistas. A obra, com investimento de R$ 5,5 milhões, foi entregue à população em junho deste ano. De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, desde o início da gestão foi firmado o compromisso com os guarapuavanos para finalizar a obra. Nosso Teatro Municipal é o mais moderno do Paraná. Em todo o projeto de construção, buscamos respaldo técnico com referências em teatros maiores, como o Guaíra em Curitiba. Tudo em nossa obra foi referenciado, pois sabemos que o teatro era mais do que um anseio, é um sonho realizado. Com o nosso Teatro, Guarapuava mais uma vez sobe de patamar, contando um espaço moderno, belíssimo e aconchegante, que oferece atrações culturais para toda a família, afirma.

AÇÕES

Além das obras, também foram apresentadas diversas ações para manutenção e desenvolvimento da educação. Com os recursos vinculados ao recolhimento de impostos federais e estaduais, foram realizados projetos pedagógicos e culturais em todas as escolas e Cmeis da rede municipal de ensino. Esta apresentação oportuniza não apenas a divulgação dos resultados alcançados na área da educação em Guarapuava, mas também fortalece os princípios de transparência e legalidade do trabalho realizado, dando condições à Secretaria de esclarecer às duas Câmaras (CME e Cacs) quaisquer dúvidas que possam existir sobre a execução do orçamento da educação e a realização dessas atividades na rede de ensino., esclarece a secretária Doraci.

Para a presidente do Sisppmug, Cristiane Wainer, o momento de prestação de contas demonstra o fortalecimento da transparência das ações. “É um momento importante, pois a oportunidade de reunir os respectivos Conselhos da área para apresentar as atividades realizadas deveria ser prática constante em todos os setores da administração pública.

A validação do trabalho realizado pela Secretaria, através dos momentos de debate, considerações das ações, discussão do orçamento e projetos desenvolvidos, reforça o comprometimento de todos os segmentos que integram os Conselhos, assim como fortalecem o papel da Secretaria em dar visibilidade ao trabalho desenvolvido, finaliza a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marilene Ortiz.