Guarapuava, 18 de outubro de 2019
Cotidiano

Religiosidade leva milhares de visitantes a festejos, romarias e locais de peregrinação, movimentando a economia e propiciando empregos no interior. A Rota do Rosário e a cidade de Prudentópolis são destaques

-

Entre as heranças culturais da diversidade étnica do Paraná está a religiosidade, uma expressão tão importante que se configura como um segmento turístico de destaque. Há uma riqueza de santuários, catedrais, festas, romarias e locais de peregrinação que atraem milhares de visitantes, movimentando a economia e propiciando a criação de empregos no Interior.

Muitos municípios do Estado são reconhecidos por esse tipo de turismo. Alguns, inclusive, abrigam rotas com percursos traçados.

ROTA DO ROSÁRIO

Criada em 2008 pelo Bispo Emérito Dom Fernando José Penteado, a Rota do Rosário, abrange diversos municípios do Norte e Norte Pioneiro. É um elemento do turismo religioso e também um estímulo para o turista a permanecer mais tempo e conhecer os demais atrativos destas regiões.

Os santuários mais visitados são o de São Miguel Arcanjo, e o santuário e festa Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos.

Além destes, fazem parte da Rota do Rosário os santuários de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes; Mãe Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, Catedral de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Guadalupe, todos os três em Jacarezinho; Santo Inocêncio, em Tomazina; Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti, e Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva.

Também integram esta rota o santuário São Vicente Palloti, em Ribeirão Claro; Divino Espírito Santo, em Ribeirão do Pinhal; Nossa Senhora das Graças, em Santo Antônio da Platina, e Igrejinha de Arapoti, em Arapoti.

FESTAS

As festas religiosas são tradicionais no Estado, atraindo milhares de turistas todos os anos. Os eventos ocorrem em todos os cantos do Paraná. No Litoral acontecem as festas de Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Rocio e a do Divino Espírito Santo.

Na região Norte e Norte Pioneiro são destaques as festas de Santa Rita de Cássia e a Senhor Bom Jesus da Cana Verde, além da celebração de Corpus Christi, que ocorre em todo o Estado.

PRUDENTÓPOLIS

Uma das cidades mais religiosas do Paraná e que atrai muitos turistas é Prudentópolis. É conhecido como a capital da oração, por conta de suas inúmeras igrejas, muitas delas com estilo bizantino, remetendo à tradição ucraniana, muito forte na região. Os visitantes podem conhecer os templos, muitos deles com missas celebradas em ucraniano.

Mesquitas, Templos Budistas e Catedrais também são boas opções para visitar nos municípios de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Lapa e Tibagi.

CONGRESSO

Desde esta quarta-feira e até sexta-feira (10 a 12), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação São José de Campo Mourão, promoverá o 15° Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, no Centro de Convenções e Evento.

Serão três dias de congresso, com a presença de representantes de diferentes religiões, como católica, muçulmana, espírita, indígena, presbiteriana, luterana, ucraniana, candomblecista, umbandista, entre outras, que juntos debaterão através de conferências, painéis, espaço de negócios e mesas redondas a importância do turismo mundial no âmbito religioso e sustentável. Além disso, os congressistas poderão conhecer histórias de igrejas que fazem parte da cidade.

Veja Também