Sanepar nega presença de agrotóxicos em água distribuída

Em resposta às informações que apontam a contaminação da água de Guarapuava, a empresa afirmou que ‘em todos os testes, os resultados ficam abaixo dos limites permitidos’

Ao CORREIO, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ressaltou que não há contaminação com agrotóxicos na água distribuída na região de Guarapuava

A empresa afirmou que dados incompletos do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisigua) estão sendo reproduzidos. As informações apontando a contaminação por 27 tipos produtos foram divulgadas pelo portal Por trás do alimento.

No momento de registrar os resultados de suas análises, não há no cadastro do Sisagua a opção de informar a não detecção do princípio ativo do composto. O Sistema de Informação aceita apenas o registro como ‘no limite’ em vez de ‘ausente’. Dessa forma, fica registrada a presença de agrotóxico na água, mesmo que não tenha sido detectada, distorcendo a informação”, explica em nota.

Ainda no texto, a companhia ressalta que mantém testes semestralmente em todas as localidades atendidas no Paraná, e que os resultados ficam abaixo dos limites permitidos. Não foi detectada a presença de agrotóxico na água distribuída para a população, completa.

A Sanepar, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), e a Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), estão pedindo esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre os valores disponibilizados com relação à presença de agrotóxicos na água usada para consumo humano para não ocorrer interpretação equivocada como ocorreu no material divulgado.