Samu orienta população sobre risco de engasgamentos

Os casos de afogamentos secos – quando alguém se engasga com comida, por exemplo – são bastante comuns e, ao contrário do que muita gente pensa, podem ser perigosos. As maiores vítimas são as crianças e os idosos, que precisam de um atendimento imediato.

Sabendo disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), preparou uma série de atividades com o intuito de orientar a população de Guarapuava, mostrando quais os passos para os primeiros socorros quando alguém sofre um afogamento seco. Nesta quinta-feira (22), os membros do Samu atenderam no Terminal da Fonte.

DSC_0501

“Faz parte de uma educação continuada com a população, mostrando as manobras iniciais nos casos de engasgamento. Estamos percorrendo o Terminal da Fonte pra fazer um corpo a corpo com a população, através de uma panfletagem e fixação de cartazes aqui no local”, disse o coordenador do Samu, Franco Bittencourt.

IMPORTÂNCIA

As atividades programadas pelo Núcleo buscam, principalmente, dar um conhecimento básico de primeiros socorros para a população. Isso porque, nos casos de afogamentos secos muitas vezes os próprios familiares ou alguém próximo podem ajudar.

“Na maioria das vezes a própria população realiza o primeiro atendimento. Assim, as pessoas podem fazer um atendimento efetivo, principalmente nas casos de crianças”, explica o coordenador.

DSC_0492

Quem reconheceu a importância desses primeiros socorros é a Anacir Machado (57), que foi uma das pessoas que participaram da atividade desta quinta-feira. “Às vezes a gente se depara com uma situação assim e não tem a mínima noção, e estando orientado conseguimos dar uma segurada, pelo menos até a ajuda chegar”, disse a Anacir.

PRÓXIMOS DIAS
O Núcleo de Educação Permanente, que foi criado em 2017, deve seguir orientando a população nos próximos dias. Segundo Bittencourt, na semana que vem os locais atendidos serão os comércios alimentícios. “O objetivo é semelhante. Vamos orientar as pessoas que fornecem alimentos para conseguirem fazer um primeiro atendimento”, finalizou o coordenador.

SERVIÇO
Para pedir ajuda em casos de afogamento seco, ligue para o Samu – 192.

Texto/Fotos: Redação