Rotas turísticas atraem cada vez mais visitantes a Guarapuava

Entre os grandes grupos de visitantes, a cidade recebeu cerca de 70 paraguaios, da Universidade Nacional Del Este do Paraguai. Outro foi de ex-soldados de uma companhia do Batalhão da Guarda Presidencial do Paraná e de Santa Catarina

A Prefeitura de Guarapuava e a iniciativa privada estão cada vez mais unidas e organizadas para fomentar o turismo. São diversos projetos que mostram as belezas naturais, riqueza histórica, cultura e gastronomia do município e também da região. O resultado está refletido no aumento do número de visitantes. Cada vez mais, grupos de turistas querem conhecer os atrativos locais.

Estamos focados em organizar internamente o turismo, com projetos como Caminho de São Francisco, Rota da Cevada, Terra dos Pinheirais e Região Serrana, além de capacitar os empresários e proprietários rurais que realizam atividades para turistas. Também apresentamos esse potencial em eventos regionais e nacionais, como o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, a agentes de viagens, ressalta o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro.

Entre os grandes grupos de visitantes, a cidade recebeu cerca de 70 paraguaios, da Universidade Nacional Del Este do Paraguai. Outro foi de ex-soldados de uma companhia do Batalhão da Guarda Presidencial do Paraná e de Santa Catarina, que trouxeram esposas e filhos, totalizando 50 pessoas. “O grupo de ex-soldados sempre se reunia nos quartéis para relembrar os velhos tempos. Aqui foi diferente. Do quartel do 26º Grupo de Artilharia de Campanha, eles seguiram, acompanhados da equipe da Secretaria de Turismo para o distrito de Entre Rios, fazendo um tour pelo Museu Histórico, Cooperativa Agrária e cervejaria Donau Bier. Em outro dia, estiveram no Museu de Ciências Naturais e ficaram encantados com os acervos dos professores João José Bigarella e Hipólyto Schneider e a beleza do Parque das Araucárias. Também passaram em frente ao shopping Cidade dos Lagos e se admiraram com o empreendimento, elogiando o desenvolvimento de Guarapuava nestes tempos tão difíceis de crise econômica e política”, resumiu o diretor de Turismo, Marcio de Sequeira, acrescentando que teve ainda um almoço no Vale do Jordão.

GUARAPUAVANOS

Os próprios guarapuavanos se organizam para conhecer as belezas naturais do município. Um grupo de 50 pessoas, coordenado pelo Sesc, percorreu a rota turística Caminho de São Francisco. Eles passaram por propriedades rurais, apreciaram as belezas naturais e chegaram ao Salto São Francisco.

Para aproveitar a gastronomia, o grupo desfrutou de um café colonial na Tia Olga com direito a almoço na fazenda das Marias. “Com a organização das rotas turísticas, os moradores de Guarapuava e os visitantes gostam de fazer grupos para curtir o passeio. É muito animado e revigorante”, avaliou a chefe da divisão de Turismo Rural, Valéria Stocki.

RETORNO

Com várias rotas turísticas em Guarapuava, geralmente os visitantes dizem que vão retornar para conhecer outros locais. “As pessoas ficam encantadas com a rica história de Guarapuava, museus belíssimos, infraestrutura exemplar e com a limpeza das ruas, avenidas e praças, além dos belos canteiros de flores. Um casal de Irati, que integrava o grupo dos ex-soldados, quer formar um grupo de ônibus e visitar Guarapuava em breve”, comemora o vice-prefeito.

Todos os visitantes recebem material turístico, com os mapas e descrições dos roteiros turísticos, integrantes do Programa Guarapuava Turística 2026, como também informações sobre os diversos roteiros turísticos preparados pela Prefeitura Municipal, fruto do trabalho envolvendo diversas secretarias e parcerias.