Guarapuava, 20 de abril de 2019
Política

O PL protocolado nesta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo deputado busca proibir a aplicação de multas nas rodovias estaduais com o uso de radares móveis

-

O deputado estadual Rodrigo Estacho (PV) protocolou nesta terça-feira (9) um projeto de lei que busca proibir a aplicação de multas de trânsito nas rodovias estaduais com a utilização de radares móveis.

Na visão do deputado, a forma como esses equipamentos são utilizados muitas vezes acaba surpreendendo os motoristas, e isso pode aumentar ainda mais o risco de acidentes. 

“[Radares] muitas vezes operados sem qualquer sinalização prévia, em pontos cegos ou em curvas, acabam por causar surpresa”, argumenta, acrescentando que o uso indevido do equipamento se trata de uma “completa subversão” do seu propósito de controlar a velocidade no trânsito e prevenir acidentes.

Para o parlamentar, os radares móveis, na forma sorrateira como são utilizados pelos agentes de trânsito, além de não prevenirem acidentes ou melhorarem o fluxo dos veículos, servem apenas como instrumentos para arrecadar dinheiro aos cofres públicos às custas dos motoristas desavisados.

O PL prevê a obrigatoriedade na promoção de campanhas de conscientização dos motoristas sobre a importância na obediência das regras de trânsito, preservação da segurança nas estradas e do respeito à vida. 

Após o protocolo, o projeto de lei seguirá para ser apreciado pelas comissões da Alep, começando pela Constituição de Constituição e Justiça (CCJ).

Veja Também