Guarapuava, 18 de setembro de 2019
#curta!

O objetivo dos encontros é dialogar com produtores, artistas e gestores municipais sobre as demandas do setor artístico e cultural em cada região, com o objetivo de definir políticas públicas para o Estado e uma agenda cultural do Paraná

-

A equipe da Superintendência Geral da Cultura, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, promove nesta semana audiências públicas nas macrorregiões Sul e dos Campos Gerais.

O objetivo é dialogar com produtores, artistas e gestores municipais sobre as demandas do setor artístico e cultural. Os encontros acorrem até julho.

Nesta quarta-feira (5 junho), a reunião acontece em Ponta Grossa, no Cine Teatro Ópera; e na quinta-feira (6 junho), em Guarapuava, na Unicentro (Campus Santa Cruz). O cronograma completo e o formulário de inscrições estão disponíveis AQUI.

Além de entender as demandas culturais de cada macrorregião do Estado e estabelecer diálogo com os agentes, os encontros visam responder todas as dúvidas a respeito de programas e editais e, sobretudo, construir coletivamente planos setoriais de cultura que atendam todo o Paraná.

A superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, reforça a necessidade de abrir este canal de escuta ativa com os produtores e gestores culturais. “A gestão participativa é a nossa forma de atuação e, por isso, é importante ouvirmos as pessoas que estão diretamente envolvidas com a cultura nos municípios, apresentar nossas ideias e propostas para, juntos, definirmos políticas públicas para o Estado e uma agenda cultural do Paraná”.

DINÂMICA

O encontro é dividido em dois momentos. Na parte da manhã a superintendência apresenta os principais projetos e esclarece dúvidas sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e as eleições do Conselho Estadual de Cultura (Consec). No período da tarde os agentes inscritos em cada uma das dez áreas artístico-culturais se reúnem com especialistas da equipe da superintendência para apresentar as principais demandas e dificuldades do setor na área. O objetivo é formatar políticas culturais que atinjam todos os 399 municípios.

INSCRIÇÕES

Para participar da audiência os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponibilizado no site (AQUI). É importante selecionar a macrorregião em que vai participar e a área da qual faz parte, representa ou tem afinidade.

As cidades-sede dos encontros são Cascavel (Oeste), Curitiba, Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Nordeste), Maringá (Noroeste), Paranaguá (Litoral), Pato Branco (Sudoeste) e Ponta Grossa. Conheça as oito macrorregiões histórico-culturais do Estado e as cidades que compõem cada uma AQUI. www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/macrorregioes/mapa_municipios_macrorregioes.pdf

SERVIÇO

Audiências Públicas Regionais de Cultura 2019

De 29 de maio a 4 de julho

Cidades: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco e Ponta Grossa.

CRONOGRAMA DAS AUDIÊNCIAS

5 de junho | 9h às 17h

Ponta Grossa | Macrorregião Campos Gerais

Cine-Teatro Ópera. Rua XV de Novembro, 468 - Centro

6 de junho | 9h às 17h

Guarapuava | Macrorregião Centro-Sul

Unicentro - Campus Santa Cruz. Rua Padre Salvador, 875

12 de junho | 9h às 17h

Londrina | Macrorregião Nordeste

Auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Rua Minas Gerais, 297 - Centro

13 de junho | 9h às 17h

Maringá | Macrorregião Noroeste

Centro de Ação Cultural (CAC). Av. Paraná, 793 - Zona 01

24 de junho | 9h às 17h

Pato Branco | Macrorregião Sudoeste

Teatro Municipal Naura Rigon. Rua Jacireta, 450

27 de junho | 9h às 17h

Cascavel | Macrorregião Oeste

Centro Cultural Gilberto Mayer. Rua Duque de Caxias, 379 - Centro

4 de julho | 9h às 17h

Curitiba | Macrorregião Curitiba

Guairinha - Centro Cultural Teatro Guaíra. Rua XV de Novembro, 971 - Centro

Veja Também