Reunião entre administração e servidores pode definir rumos da greve em Guarapuava

De acordo com Cristiane Wainer, presidente do Sisppmug, a paralisação afetou principalmente as unidades de saúde e o quadro geral de funcionários; categoria reivindica reposição salarial e vale-alimentação

A paralisação dos servidores públicos de Guarapuava continua nesta segunda-feira (17). Após deliberação em assembleia na sexta (14), o funcionalismo mantém os braços cruzados em busca de novas negociações com a administração.

A bronca dos trabalhadores é com a não reposição da inflação nos salários – a chamada data-base. Dessa forma, as principais reivindicações são o reajuste de 4,94% e a implantação de um vale-alimentação no município.

A este Correio, Cristiane Wainer, presidente do Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug), afirmou que há possibilidade de uma reunião entre os grevistas e a Prefeitura nas próximas horas, o que poderia mudar os rumos do movimento.

Estamos buscando o diálogo. É o que a gente mais pede, que sejam retomadas as negociações, e aí a categoria vai decidir. É possível [o fim da greve], mas vai depender da administração, disse.

MARCADA

Após um ato com centenas de manifestantes na tarde desta segunda, uma fonte ligada ao Sisppmug confirmou que a administração receberá os grevistas na manhã desta terça-feira (18). Logo após o encontro, será realizada uma nova assembleia para decidir os rumos da paralisação.

ADESÃO

De acordo com Wainer, a greve continua principalmente nos serviços do quadro geral e da saúde. Temos várias unidades sem atendimento. Temos muitos funcionários da Fundação Proteger e da Assistência Social. É uma movimentação grande, ressalta.

RESPOSTA

A Prefeitura de Guarapuava afirmou que não há adesão no Paço Municipal. Todas as unidades de saúde estão funcionando, com adesão de poucos funcionários. Escolas e Cmeis [Centros Municipais de Educação Infantil] funcionando, apenas adesão de poucos funcionários. Surg [Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava] sem adesão.