REC e Independente fazem 1º jogo da final neste domingo (19)

Estreantes no futebol profissional do PR, os clubes do Norte e da RMC já se garantiram na Divisão de Acesso de 2018

Justiça seja feita. Os dois melhores times da primeira fase do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão se encontram na grande final. Claro que o torcedor guarapuavano queria o Batel disputando o título, mas se serve de consolo o certame premiou as campanhas mais consistentes de dois clubes com estrutura extracampo.

Decidida em dois embates, em partidas de ida e volta, a final abre neste domingo (19), às 16h30, em Rolândia (Norte do Estado). No Estádio Municipal Erick George, o Rolândia Esporte Clube (REC) recebe o Independente São Joseense.

Segundo o regulamento, será considerada campeã a equipe que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase. Mas, caso haja, ao término do segundo jogo, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados tiros livres diretos da marca do pênalti, até conhecer-se o clube vencedor.

Tanto a agremiação rolandense quanto o adversário de São José dos Pinhais já estão garantidos na Divisão de Acesso de 2018, a popular Segundona. Na fase de semifinais, o REC passou pelo Verê, com duas vitórias e saldo de dois gols; e o Independente venceu duas vezes o Batel, acumulando saldo de três gols. Inclusive, o melhor desempenho de gols faz com que o Independente decida a final em casa, com data ainda a ser homologada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Assim, segundo o regulamento, os dois finalistas da Terceirona têm as vagas asseguradas para o segundo degrau nas divisões do futebol paranaense. Provavelmente, REC e Independente vão se encontrar com equipes tradicionais como o Operário (Ponta Grossa), Iraty e o Paranavaí em um campeonato bastante disputado em 2018.

Segundo o técnico do Independente, Ageu, o trabalho iniciou em julho deste ano, com mini metas sendo cumpridas gradativamente. O objetivo do acesso foi garantido, mas queremos chegar à final e fazer um grande jogo, conquistando o título. Do outro lado, tem um adversário muito difícil, disse, em entrevista à rádio Cultura, após o jogo da classificação contra o Batel.

REC é oriundo do Norte do Estado (Assessoria)

CAÇULAS

O confronto deste domingo é a tônica da Terceirona 2017. Nomes de tradição como o Batel e o Arapongas, que já disputaram a elite do futebol paranaense, ficaram pelo caminho, abrindo espaço para os caçulas.

Fundado em 2015, o Independente se localiza na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e inicia sua história nos campeonatos profissionais.

Já o REC construiu seu nome no cenário amador de Rolândia, tendo sido fundado em 1973. Mas somente neste ano debutou em competições profissionais. Comandado pelo técnico Rubens Sanches, o elenco de jogadores é jovem, com média de idade na casa de 23 anos.

Em outubro, antes da estreia contra o Batel, o vice-presidente do clube rolandense, Diego Evangelista, explicou ao CORREIO que a objetivo do Rolândia era subir de divisão em 2017. Em caso de sucesso, nosso planejamento é manter a base do time, visando a Série B, que inicia logo em fevereiro, disse à época.