Guarapuava, 18 de setembro de 2019
Esporte

A competição ocorreu nesta terça-feira (21 de maio), com 140 participantes divididos em 34 equipes. Entre os apoiadores, estavam o Sistema Faep/Senar juntamente com o Sindicato Rural de Guarapuava

-

O Rally de Uso e Conservação de Solo e da Água, promovido pela Cooperativa Agrária, chegou a 4ª edição neste ano.

A competição ocorreu nesta terça-feira (21 de maio), com 140 participantes divididos em 34 equipes. Entre os apoiadores, estavam o Sistema Faep/Senar juntamente com o Sindicato Rural de Guarapuava.

Os carros saíram da sede da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – Fapa (Entre Rios – Guarapuava), percorrendo, aproximadamente, 190 km, sendo que 80% do trajeto era em estrada de chão na região de Guarapuava e Candói. A chegada foi no Parque Recreativo Jordãozinho, na Colônia Jordãozinho (Entre Rios).

Tornando-se tradição na região, o rally une diversão e informação. A competição, que é um rally de regularidade, onde a equipe (formada principalmente por piloto e navegador) deve seguir o trajeto determinado pela organização, mantendo médias horárias e velocidades pré-estabelecidas.

Ao longo do percurso também são observadas diversas situações de manejo de solo e água. Algumas são exemplos positivos e outras, exemplos negativos.

PARADAS

Ao longo do trajeto também tiveram quatro paradas, onde pesquisas da Fapa em relação à conservação de água e solo foram apresentadas.

Após cada apresentação os participantes realizaram uma prova, algumas teóricas e outras práticas. Os temas eram: Cultivos Outonais – proteção do solo em períodos entre safra, evitando erosão; Mega Parcelas; Bacias de contenções e readequação de estradas; Cultivo em terraços curva de nível.O Sindicato Rural de Guarapuava e o Sistema FAEP/Senar também ficaram responsáveis pela última estação, com o tema “Área de Preservação Permanente/Reserva Legal”.

(Foto: Ilustrativa/Assessoria)

GANHADORES

O resultado das três melhores equipes do rally foi divulgado apenas uma hora depois do fim da competição. Em clima de animação e desconcentração, em uma cerimônia foram reunidos todos os participantes, autoridades e lideranças rurais, entre eles o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette e o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho.

O primeiro lugar ficou com a equipe do carro 34, formada pelos produtores rurais: Leonardo Kuntz, Raul Ferreira e Roberto Maciel. Já os segundos colocados foram a equipe do carro 9, com Arnaldo Stock, Cristian Abt e OtavinoRovani. A terceira colocação foi o carro 7, com a equipe: João Lucas Naiverth, Davi Naiverth e Timoteo Naiverth.

Apoiaram também o evento: Basf, Pioneer, Adama, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Bayer.

Veja Também