Quinta-feira é dia de ‘tocar o terror’ em Guarapuava

Dois filmes de horror são atrações nesta quinta-feira (17) em Guarapuava. No circuito comercial, tem a estreia nacional de ‘Annabelle 2 – A criação do mal’ (2017); e, no campus Santa Cruz, o clássico ‘A Múmia’ (1932)

A quinta-feira é de terror em Guarapuava. Os habitantes dessa gélida e aprazível cidade não perdem por esperar, pois o medo vai correr solto para quem tiver interesse. Tudo porque duas criaturas estão escaladas para o período noturno. Trata-se de uma boneca do mal e de uma múmia putrefata!

Ainda bem que o terror é só na telona do cinema. Mas que medão! No circuito comercial, tem a estreia nacional de Annabelle 2 – A criação do mal (2017); e, no circuito de arte, a exibição em sessão única de A Múmia (1932).

Cada um a seu modo, esses dois filmes suscitam o horror e provocam o medo mais íntimo no ser humano.

No caso da produção dos anos de 1930, trata-se de um clássico do gênero, que fez muito sucesso dentro do ciclo de Monstros da Universal. Na primeira metade do século 20, a Universal Studios se consagrou pelo lançamento de obras protagonizadas por criaturas das trevas: o vampiro Drácula, o inumano Frankenstein, o lobisomem, o homem invisível… e a múmia Imhotep.

Durante todo este mês de agosto, o projeto Cine Unicentro exibe às quintas-feiras, na sala de cinema do campus Santa Cruz (rua Padre Salvador Renna, 875), um filme desse período da Universal. Já passaram pela telona Drácula (1931) e Frankenstein (1931).

Nesta quinta-feira (17), às 19h30, com entrada gratuita, chega a vez de A Múmia (1932), com Boris Karloff (o mesmo ator sob a pele de Frankenstein) no papel-título.

Boris Karloff dá vida à múmia em clássico do horror (Divulgação)

Em 1921, uma equipe de arqueólogos no Egito liderados por Sir Joseph Whemple (Arthur Byron) descobre a múmia do príncipe Imhotep (Boris Karloff), que vivera há 3.700 anos e que, por ter cometido um sacrilégio, teve como castigo ser enterrado vivo. Também foram encontrados manuscritos que tinham o poder de fazer os mortos ressuscitarem.

Certa noite, um dos membros da expedição lê os manuscritos e traz o príncipe de volta à vida. Após dez anos, Sir Joseph retorna com seu filho Frank (David Manners). Eles ignoram que Imhotep agora existe e se faz passar por Ardath Bay, um egípcio contemporâneo que ajuda a expedição que descobre a tumba do seu milenar amor, uma princesa que reencarnou em Helen Grosvenor (Zita Johann), uma bela e jovem mulher.

Com direção de Karl Freund, A Múmia é um clássico que ganhou refilmagens mais recentes nos anos de 1999 (com o ator Brendan Fraser) e 2017 (com Tom Cruise).

BONECA

Já no circuito comercial de Guarapuava, estreia nesta quinta-feira (17) o longa-metragem Annabelle 2 – A criação do mal. As sessões diárias são às 17h (dublado); 19h15 e 21h30 (legendado).

Dirigido por David F. Sandberg, o filme trata da história de um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa que, anos após a trágica morte de sua filha, acolhem em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão.

Bonequinha do mal em 'Annabelle 2' (Reprodução)

Essa não é a primeira vez que a personagem Annabelle aparece no universo do gênero de horror. Sua estreia ocorreu na franquia Invocação do Mal, em filme de 2013.

Mas a bonequinha do mal teve uma aparição mais discreta e curta, pois o casal Ed e Lorraine Warren tinha, digamos, outras preocupações sobrenaturais naquele momento. O debute de Annabelle foi mesmo no spin-off Annabelle (2014). Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Annabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

Agora, os espectadores conhecerão, a partir desta quinta-feira (17), as origens de Annabelle.