Professor da Unicentro é indicado a prêmio estadual

Na categoria ‘Educador Destaque’, o docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Luiz Gilberto Bertotti, receberá a premiação por sua dedicação de mais de 30 anos ao ensino médio e universitário

O Prêmio Destaque Profissional, promovido pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia de Agronomia do Paraná) é parte da programação do 44º Epec (Encontro Paranaense de Entidades de Classe), que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro em Foz do Iguaçu.

Dividido em três categorias de concorrência – Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque – o Prêmio compõe a programação do evento visando enaltecer, perante os pares, a trajetória de profissionais que fazem a diferença em suas regiões de atuação no Paraná.

Na categoria Educador Destaque, o docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Luiz Gilberto Bertotti, receberá a premiação por sua dedicação de mais de 30 anos ao ensino médio e universitário. Ao receber a notícia de que fui agraciado como educador destaque da região um turbilhão de sentimentos tomou conta de mim, fiquei imensamente honrado, emocionado, alegre e também senti uma responsabilidade grande. Tenho muito orgulho de ser professor, há mais de três décadas presencio alunos que se encontram profissionalmente, que abrem suas próprias empresas, que seguem carreira acadêmica, e isso é o motor que me move, afirma.

Para Bertotti, que é um dos responsáveis pela criação do curso de Geografia Bacharelado da Unicentro, ser educador é acima de tudo assumir uma responsabilidade com o futuro. Todo o arcabouço de conhecimento construído pela sociedade só tem sentido quando é compartilhado. O professor tem que ter comprometimento e preocupação com o futuro dos jovens, deve ser inspiração para que eles sejam cidadãos verdadeiramente conscientes, ressalta.

INDICAÇÕES

As outras duas indicações da região ao Prêmio são de profissionais provenientes de União da Vitória. Na categoria Profissional Destaque, o engenheiro ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho Gilson Marcelo Serafini será premiado por sua atuação como consultor na elaboração e execução de projetos ambientais. “Vejo este prêmio do Crea-PR como uma grande valorização profissional, um estímulo aos valores éticos e morais que resultam em melhoria contínua dos profissionais e dos serviços por eles prestados para a sociedade, aponta.

Na categoria Carreira Destaque, o engenheiro civil Maximiliano Sigwalt, também de União de Vitória, será reconhecido por sua trajetória profissional de 40 anos de contribuição ativa para o desenvolvimento do Estado. Tenho a sensação de estar participando da história da Engenharia paranaense e contribuindo com a parcela que cabe a cada profissional para fortalecer as profissões das Engenharias. Sinto-me honrado pelo reconhecimento dos demais colegas participantes desta nobre profissão, declara.

EVENTO

O evento contempla em sua programação uma série palestras, mesas-redondas e oficinas importantes para os profissionais das áreas tecnológicas e representantes de Entidades de Classe das Engenharias, Agronomia e Geociências. A organização do evento estima a participação de mais de 500 pessoas, que representarão 80 entidades de classe do Paraná e de outros Estados.

ENTIDADES

Um dos focos de atuação do Crea-PR é condicionar o aprimoramento e fortalecimento do trabalho realizado pelas entidades de classe do Estado. Para tanto, eventos como o EPEC são realizados e, também, outras iniciativas do Conselho funcionam como fomentadores. Exemplo expressivo deste apoio é o ProEC (Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe), que prevê Editais de Chamamento para destinação de recursos às entidades.