Procura por instalação de sistemas de energia fotovoltaica aumenta na região de Guarapuava

Nos últimos dois anos, 231 serviços de projeto e instalação foram registrados pelo Crea-PR na Regional, 55 deles em Guarapuava

Tanto as indústrias e comércios como as residências têm procurado cada vez mais por informações e serviços de instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica –proveniente da radiação solar – na região de Guarapuava. Conforme avaliação do Conselheiro do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia de Agronomia do Paraná), engenheiro eletricista Edson Luiz Dalla Vecchia, isso se deve a dois fatores principais: economia e preocupação com o meio ambiente.

O custo/tarifa do kWh em reais cobrado pelas distribuidoras de energia, somado aos impostos incluídos nas faturas mensais, assusta a todos. E ao instalar uma geração fotovoltaica, o cidadão não estará consumindo a energia do sistema elétrico brasileiro que passa em frente à edificação, pois a geração virá de fonte alternativa, gratuita e disponível a todos, que é a energia e radiação solar. Outro motivo que contribui para difundir este serviço é usufruir de uma energia renovável, limpa e livre de quaisquer tipos de poluentes”, afirma o engenheiro eletricista.

Ainda de acordo com o engenheiro, a região centro-sul paranaense conta com um clima favorável para a instalação desse tipo de sistema de energia, principalmente por ter as estações do ano bem definidas e não estar tão distante da linha do Equador.

“Tais características, possibilitam uma insolação sempre em bons níveis, um dos requisitos essenciais para que tenhamos um rendimento tido como muito bom dos sistemas de captação e geração de energia a partir do sol. Esse é um diferencial que tem que ser explorado e aproveitado, para a cada dia mais termos instalações de sistemas fotovoltaicos na região, explica.

PROFISSIONAL

De acordo com dados do Crea-PR, atualmente a região centro-sul paranaense conta com 200 engenheiros cadastrados na Modalidade Eletricista, destes, 114 estão na Inspetoria de Guarapuava. Trabalhando em prol da regulamentação, organização e controle das profissões afetas ao Sistema Confea/Crea há 85 anos no Paraná, o Conselho orienta que projetos e instalação de sistemas, como o de energia fotovoltaica, sejam sempre realizados por profissionais habilitados, pois existem diversas normativas, parâmetros e exigências a serem seguidos.

O engenheiro eletricista, com seu devido registro junto ao Crea-PR, detém o conhecimento de todas essas normas e exigências, além da experiência em boas práticas de instalações elétricas. Portanto, é altamente recomendável e de suma importância que um profissional com essa formação esteja à frente de empreendimentos que envolvam projetos, instalação e manutenção de sistemas de geração de energia renovável, como um sistema fotovoltaico, para que se tenha a confecção do que fora previsto no projeto, ressalta o gerente da Regional de Guarapuava do Crea-PR, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim.

CÂMARA

Na última reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR, ocorreram discussões aprofundadas sobre a forma de fiscalização de serviços de energia fotovoltaica no Paraná, já que o interesse da população está em alta e, por consequência, muitos profissionais têm demonstrado a intenção de adentrar e se estabelecer na área.

Nesse sentido, a Câmara Especializada tem reforçado a orientação junto ao Departamento de Fiscalização do Crea-PR quanto à verificação da real participação de profissionais habilitados, tanto na elaboração dos projetos como na execução das instalações, seja ela feita por profissional autônomo ou empresa do ramo de eletricidade/instaladora elétrica.

CREA-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais e empresas das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização profissional, primando sempre pela qualidade na prestação dos serviços prestados.