Principais estaduais dão primeiro toque na bola no fim de semana

Para os residentes em Guarapuava, a principal atração é o Campeonato Paranaense da 1ª Divisão. Mas os torcedores de Santos, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Internacional e Grêmio também acompanham os respectivos certames

Enquanto a Segunda Divisão não inicia para o Batel, o torcedor guarapuavano terá a partir do próximo fim de semana uma boa variedade de campeonatos estaduais da Primeira Divisão para acompanhar pelas plataformas disponíveis. Paranaense, Paulistão, Gauchão… enfim, um leque de jogos.

Os fanáticos por clubes como Athletico, Coritiba, Paraná e forças do interior têm a disputa pelo título do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão. Pelo histórico, os campeões se concentram em Curitiba; mas, nos últimos anos, as equipes do Londrina FC e do Operário FEC quebraram a hegemonia da capital. Teve até final caipira entre Maringá FC e LEC em 2014.

A bola rola a partir de sábado (19) e domingo (20), com os jogos da 1ª fase da competição, cujo troféu em disputa leva o nome de Taça Barcímio Sicupira Júnior. O campeonato é disputado por 12 clubes.

Nessa primeira fase, os times do Grupo A jogam contra as equipes do Grupo B em seis rodadas. No grupo A estão Athletico, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Toledo e Operário. No B, Coritiba, Paraná Clube, Cianorte, FC Cascavel, Rio Branco e Cascavel CR. Os quatro times com maior pontuação se classificam para as semifinais, em jogo único. Os dois vencedores disputam a final.

Já na segunda fase, Taça Dirceu Krüger, os times se enfrentam dentro de seus grupos. Todos os clubes iniciam a fase com zero ponto e jogarão entre si, em cinco rodadas, dentro do próprio grupo, em turno único. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais e se enfrentam em partida única. Os vencedores disputam a final.

Caso o mesmo clube vença as duas taças, será declarado campeão estadual. No entanto, em caso de dois vencedores diferentes, haverá a disputa da final do campeonato. As finais estão marcadas para os dias 14 e 21 de abril.

A bola rola no Campeonato Paranaense a partir de sábado (19) e domingo (20), com os jogos da 1ª fase da competição, cujo troféu em disputa leva o nome de Taça Barcímio Sicupira Júnior. O campeonato é disputado por 12 clubes

PAULISTA

Considerado o principal campeonato estadual do país, o Paulista dá o primeiro chute na bola no sábado (19), com Ponte Preta x Oeste, às 16h30. Logo depois, tem um dos grandes em campo: Santos x Ferroviária, às 17h. Já o São Paulo enfrenta o Mirassol às 19h30, nesse mesmo dia. E Bragantino x Guarani fecham a noite.

No domingo (20), Corinthians e Palmeiras estreiam no Paulistão 2019, duelando contra São Caetano e Red Bull Brasil, respectivamente.

Como é de costume, a disputa do título fica mesmo entre o trio de ferro da capital (Palmeiras, Corinthians e São Paulo) e Santos. Dos quatro, o clube litorâneo é o que ficou devendo, apresentando apenas o técnico Jorge Sampaoli como principal novidade. Pelo histórico recente, o Verdão vem como grande favorito à taça.

Mas, vez ou outra, o interior fura o domínio dos grandes e alcança o degrau mais elevado. O último campeão fora do eixo foi o Ituano, em 2014. No total, são 16 clubes participantes da A1 do Paulista, cuja edição 2019 termina em 21 de abril.

Palmeiras é um dos favoritos ao título do Paulistão 2019 (Foto: Cesar Greco – Agência Palmeiras)

GAÚCHO

No sábado (19) e domingo (20), 12 clubes entram em campo para a 1ª rodada do Gauchão 2019. Apesar da quantidade de times, o campeonato quase sempre termina com Grêmio ou Internacional com as mãos na taça.

Por isso, o clássico Gre-Nal é sempre aguardado com ansiedade. A rivalidade entre gremistas e colorados é tão forte no Sul que uma derrota costuma derrubar técnicos. Pela tabela, o primeiro embate entre os dois no Gauchão 2019 está marcado para o dia 17 de março.

No Rio Grande do Sul, o título costuma ficar com a dupla Gre-Nal (Lucas Uebel/Grêmio)

CARIOCA

Outrora o campeonato mais charmoso do país, o Carioca sofre com esvaziamento das arquibancadas e regulamentos estapafúrdios. Mas, claro, a rivalidade entre Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama ainda inflama os torcedores.

No sábado (19), inicia a Taça Guanabara, com Madureira x Vasco da Gama, às 17h. De fato, agora começa a disputa pelos troféus de cada fase (Guanabara e Rio) e o título do Carioca. No total, são 16 clubes participantes de todas as etapas; mas somente 12 se habilitaram à fase principal e que vale título.