Primeiro dia do WinterShow supera expectativas

No período da tarde acontecem as palestras simultâneas com os pesquisadores da Fapa. Serão duas rodadas de palestras: às 14h e às 16 horas

A 16ª edição do WinterShow tem superado as expectativas dos organizadores. Apenas nesta terça-feira (15 outubro), cerca de 1,1 mil pessoas passaram pelos campos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) para conferir a programação técnica do evento e as novidades exibidas pelos expositores. Um recorde para o primeiro dia desde que o WinterShow foi criado.

A abertura contou com a presença do Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler. É a primeira vez que venho a Entre Rios. Estou sendo muito bem recebido. Conversei bastante com o presidente Jorge Karl sobre o evento e a Cooperativa, está sendo muito interessante, afirmou.

Quem também prestigiou o primeiro dia de WinterShow foi o vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro. Esse evento mostra a tecnologia, produtividade e empenho dos agricultores, especialmente de Entre Rios. Está sendo apresentado o que há de mais novo nas culturas de inverno. Temos pesquisadores, profissionais e empresas que vêm em busca destas informações. Isso incentiva também a questão do turismo de negócios, já que as pessoas que vêm se hospedar, se alimentar e levam informações sobre o nosso município, disse.

NOVIDADE

Uma das novidades na programação do WinterShow 2019 foi o Bremsvagen – Desafio de Tratores. Já conhecida em outras regiões do Paraná, a competição consiste em dirigir o trator por uma pista de 100 metros. Os participantes têm direito a três tentativas por carga. Vence quem conseguir guiar o veículo pela maior metragem. Temos uma equipe aqui que há cerca de um ano compete fora. Ano passado o desafio estava programado, mas por causa da chuva não conseguimos fazê-lo. É uma brincadeira e nos surpreendemos bastante com o público que acompanhou, explicou Walter Becker, organizador do desafio.

Além do Bremswagen, outra novidade para este ano é o Süsse Ecke, o Cantinho Doce. Localizado próximo ao auditório principal do WinterShow, o espaço está oferecendo aos visitantes as delícias da culinária suábia, como as tradicionais tortas Dobosch e Hilmmelstort.

QUARTA-FEIRA

Nesta quarta-feira (16 outubro), segundo dia de evento, a programação oficial teve início às 10h30, com o palestrante Arthur Igreja.

No período da tarde acontecem as palestras simultâneas com os pesquisadores da Fapa. Serão duas rodadas de palestras: às 14 e às 16 horas. O público pode escolher entre participar das estações de Trigo, Cevada, Fertilidade do Solo e Herbologia, e Entomologia e Fitopatologia.

Às 17 horas é a vez da dinâmica de máquinas.