Prefeituras do Paraná adotam gestão pública digital e beneficiam população

“Localizado no Oeste do Estado, Cascavel é um dos vários municípios paranaenses, como Paranaguá, Engenheiro Beltrão, Lapa, Pinhais, Campo Largo, entre outros, que vêm investindo na digitalização de serviços”

Com mais de 300 mil habitantes, quinto município mais populoso do Paraná, Cascavel é um exemplo no Brasil no conceito de smart cities. Oito meses após a implementação de um sistema de gestão baseado em cloud computing, dos 5.484 processos protocolados na prefeitura, 5.131 foram concluídos em três dias, ou seja, 93,56%. É um resultado, sem dúvida, excelente. A implantação do sistema de assinatura digital de documentos deu agilidade na emissão de alvarás, acelerando o início de obras na cidade, a criação de mais empregos e o aumento na arrecadação para os cofres públicos.

Localizado no Oeste do Estado, Cascavel é um dos vários municípios paranaenses, como Paranaguá, Engenheiro Beltrão, Lapa, Pinhais, Campo Largo, entre outros, que vêm investindo na digitalização de serviços. O objetivo é diminuir a burocracia, evitar desperdícios, preservar o meio-ambiente graças à uma contundente diminuição do uso de papel e, principalmente, melhor atender ao cidadão, que pode resolver várias situações sem precisar ir até a prefeitura.

Exemplo semelhante ocorreu na cidade gaúcha de Gravataí. Após sete anos da implementação de sistema de gestão baseado em cloud computing, a prefeitura do município localizado na região metropolitana de Porto Alegre tem hoje 70% dos seus processos totalmente digitalizados. Antes, mesmo os procedimentos com informações inseridas no sistema eram impressos, diminuindo a agilidade do trabalho. Havia necessidade de transporte de papéis entre diferentes órgãos, registros físicos de protocolo, entre outras burocracias que consumiam de dois a três dias. O sistema utilizado reduziu as demandas e otimizou o tempo, além de facilitar o controle de informações. O resultado é visível: em 2017 foram abertos 75 mil processos digitais e em 2019 a expectativa é ultrapassar os 100 mil.

O aumento dos serviços baseados nessa tecnologia é um caminho sem volta, pois aprimora o funcionamento das prefeituras e, ao mesmo tempo, com as informações disponíveis para serem acessadas a qualquer momento via internet em um smartphone, tablet ou computador pessoal, o nível de satisfação do contribuinte só aumenta.

Esse é um comportamento que não para de crescer. Administrações públicas de todo o país estão apostando nesse método como um diferencial positivo. Enquanto no exterior a gestão pública digital é um ideal para governos há muito tempo, no Brasil a tendência vem crescendo na última década. Em 2018, 30% de instituições de vários setores governamentais já viviam essa realidade.

A evolução dos sistemas de gestão municipal, tenho certeza, é essencial para o desenvolvimento de cidades inteligentes e voltadas para o bem-estar das pessoas. O uso de uma solução de nova geração facilita a gestão, promove a autonomia popular e prepara o município para a realidade tecnológica que não é mais tema de histórias de ficção, exatamente como vem ocorrendo no Paraná.

*************Aldo Mees é diretor-presidente da IPM Sistemas