Prefeitura instala radares em cinco pontos de Guarapuava

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes Airson Horst, o objetivo é proporcionar uma maior segurança para os guarapuavanos que respeitam a sinalização nas vias; equipamentos devem começar a funcionar em até 30 dias

Nos últimos dias, os motoristas que passam pelas ruas Professor Becker, Capitão Rocha e pela avenida Manoel Ribas, instintivamente vem reduzindo a velocidade quando se deparam com os novos equipamentos de fiscalização eletrônica.

A instalação foi concluída pela administração na última semana, mas nenhum dos aparelhos nos cinco pontos monitorados está em funcionamento. A princípio, a fiscalização deve começar em até 30 dias, a partir de aferições dos dispositivos por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Ao CORREIO, Airson Horst, secretário de Trânsito e Transportes, afirma que o processo licitatório prevê a aquisição de radares para cobrir até 72 faixas, e que nessa etapa, com os equipamentos já fixados, 16 serão fiscalizadas.

A intenção do município é garantir a segurança, independentemente do investimento, para aquelas pessoas que respeitam a sinalização. A vida só vai mudar para aqueles que não respeitam, aponta o titular da pasta.

Bastante crítico aos infratores, Horst afirma que não é possível mensurar os impactos de um acidente, já que além das consequências para os próprios envolvidos – como sequelas permanentes -, uma ocorrência pode despender gastos em unidades de saúde, por exemplo.

A organização do sistema viário passa por três estágios: educação, engenharia e sinalização, diz Horst, explicando que os radares são fiscalizatórios e educativos. É muito difícil, chega a ser ignorância, que alguém que é penalizado volte a cometer [uma infração] novamente, completa.

Atualmente, além das vias que já contam com o dispositivo de controle de velocidade (40 e 60 km/h, respectivamente), os cruzamento Guaíra x Quintino Bocaiúva e Padre Chagas x Brigadeiro Rocha têm equipamentos para acompanhar os avanços de sinal.

De acordo com Airson Horst, a Secretaria vem trabalhando há bastante tempo com a questão da conscientização no trânsito (Foto: Arquivo/Correio)

CONSCIENTIZAÇÃO

De acordo com Horst, a Secretaria vem trabalhando há bastante tempo com a questão da conscientização no trânsito. A partir de projetos educativos e campanhas, a pasta busca mostrar a importância de se utilizar equipamentos de segurança.

Se você eventualmente avançar um sinal, involuntariamente você está colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas, afirma Airson.

Além disso, o secretário rejeita a ideia de que o município esteja criando uma fábrica de multas – fazendo referência ao termo indústria da multa. Mas, se você não quer patrocinar isso, basta respeitar as regras determinadas pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito], diz, acrescentando que é quem está errado tem que ser penalizado.

Em números gerais, a terra do lobo bravo conta com uma frota de 108 mil veículos, e diariamente mais de 50 mil circulam pelas ruas da cidade.