Prefeitura de Guarapuava recebe carro e equipamentos de Ministério

Entre os equipamentos, estão impressora, notebook e GPS

O prefeito Cesar Silvestri Filho e o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, receberam um carro (Gol) e equipamentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A entrega aconteceu na sede da Amocentro, em Pitanga, na última sexta-feira (13), durante reunião de prefeitos e representes dos municípios da região.

O veículo e os equipamentos serão utilizados no serviço de inspeção municipal, melhorando ainda mais a atuação de nossa equipe, que inclusive tornou-se referência não apenas para municípios da região como também do Estado, destacou Cesar Filho.

Entre os equipamentos, estão impressora, notebook e GPS. Segundo Itacir Vezzaro, o serviço de inspeção municipal, que certifica a qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, embutidos, leite, queijo, ovos e mel, por exemplo, vai garantir mais agilidade e eficiência no controle da qualidade desses alimentos. Esses equipamentos serão muito úteis para a atuação do serviço de inspeção municipal, ressalta.

A diretora do SIM/POA (Serviço de Inspeção Animal/Produtos de Origem Animal), Elizangela Coradassi, também participou da entrega. Ela explica que o SIM/POA inspeciona os produtos com o selo municipal, garantindo a comercialização dos produtos de origem animal no município, porém a atual administração incentivou a Secretaria de Agricultura a pleitear o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Estamos trabalhando para ter o Sisbi, garantindo assim a equivalência do serviço de inspeção municipal junto ao Ministério da Agricultura. Isto significa que os estabelecimentos registrados no SIM/POA, atualmente com comércio restrito ao município, poderão comercializar seus produtos em todo Brasil, ampliando a sua renda, reforçou. Como estamos bastante avançados no processo, estamos trabalhando para que outros municípios da região consigam a equivalência. São cinco anos de trabalho que estão colocando Guarapuava em evidência no setor de inspeção sanitária animal, acrescentou Elizangela.

EVENTO

Após, os participantes da reunião estiveram no evento que apresenta o potencial de Pitanga no agronegócio, indústria e comércio. O prefeito Cesar Filho e o vice-prefeito Itacir Vezzaro visitaram os estandes e conversaram com empresários, acompanhados do prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, e outras autoridades.