Prefeitura assina ordem de serviço para estudos do Plano de Mobilidade Urbana

Durante cerimônia no Paço Municipal, o prefeito Cesar Silvestri Filho e secretários assinaram a ordem de serviço junto à empresa Urbtec. Desse modo, iniciam-se os estudos para a elaboração do planejamento

A cidade de Guarapuava deu o primeiro passo, na manhã desta quinta-feira (14 fevereiro), na elaboração de seu Plano de Mobilidade Urbana. Durante cerimônia no Paço Municipal, o prefeito Cesar Silvestri Filho e secretários assinaram a ordem de serviço junto à Urbtec Planejamento e Consultoria. Desse modo, iniciam-se os estudos para a produção do Plano.

Pensar no Plano de Mobilidade é pensar na cidade do futuro, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, em entrevista. Ou seja, o objetivo do projeto é pensar Guarapuava a partir da infraestrutura e das demandas do sistema de mobilidade urbana. [O Plano] Vai contemplar toda a questão da mobilidade. A questão do pedestre, da acessibilidade de calçadas, a questão do transporte coletivo, a questão de sinalização. Na verdade, eu considero como se nós estivéssemos iniciando hoje [quinta-feira] uma ‘festa’, a confecção de um presente para a cidade de Guarapuava, disse Horst.

Ao longo dos próximos meses, a Urbtec, empresa vencedora do processo licitatório, cumprirá diversas etapas para a elaboração do Plano. O cronograma de execução do Plano são oito meses. É super importante a participação da população, porque não é a empresa que vai fazer sozinho o Plano, disse o diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi.

Segundo o diretor, nos próximos 60 dias serão feitos o Plano de Comunicação e o Plano de Trabalho, ou seja, a elaboração do calendário prevendo as oficinas de participação: técnicas e comunitárias; e também a programação das audiências públicas. É importante já alertar a população que, no Plano, a gente vai executar uma série de pesquisas sobre o trânsito da cidade, detalhando que o trabalho consiste, por exemplo, na contagem do fluxo de veículos nos cruzamentos e no transporte coletivo. É para a população receber bem esse pesquisador, que é para o bem da cidade fazer esse tipo de pesquisa, alerta Taniguchi.

ESTUDOS

De maneira geral, os estudos desenvolvidos pela empresa contratada farão um levantamento bastante aprofundado dos vários modais de transporte (bicicleta, ônibus, individual etc.) em Guarapuava. Para que a gente proponha soluções para cada um dos problemas identificados, complementou o diretor da Urbtec.

Segundo o secretário Airson Horst, essa empresa será responsável por traçar o perfil do município em todas as questões de mobilidade. Em cima desse perfil, se discute, se decide e se sugere todas as ações que devem ser tomadas, afirmou Horst.

O secretário ainda acrescenta que o investimento na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana gira em torno de R$ 500 mil. No decorrer do processo, é possível que mude esse custo.

SECRETARIAS

No momento, as secretarias envolvidas na coordenação do projeto são a de Trânsito e Transportes e a de Habitação e Urbanismo, junto com a empresa Urbtec.