Prefeito prestigia sessão solene de comemoração aos 30 anos da FNP, em Brasília

“A Frente Nacional, ao longo de sua história, assumiu o protagonismo de liderar discussões de alcance em todo o território brasileiro e a consistência do grupo mostra que nosso trabalho deve seguir”, diz Cesar Filho

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) comemorou, na terça-feira (26), 30 anos de fundação.

Em alusão à data, a Câmara dos Deputados promoveu uma sessão solene de homenagem à entidade, que reuniu diversas lideranças políticas do país. É uma iniciativa que evidencia o reconhecimento da Casa sobre a importância da força municipalista, nos mostrando que estamos no caminho certo, articulando e lutando por reivindicações importantes às cidades brasileiras. A Frente Nacional, ao longo de sua história, assumiu o protagonismo de liderar discussões de alcance em todo o território brasileiro e a consistência do grupo mostra que nosso trabalho deve seguir, avaliou o prefeito de Guarapuava e vice-presidente de Concessões e PPPs da FNP, Cesar Silvestri Filho.

Destacando o caráter suprapartidário da entidade, o presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, ressaltou o comprometimento das lideranças municipais participantes como fator principal aos avanços alcançados pela entidade que conta atualmente com 70 prefeitos, de legendas e partidos distintos, compondo a sua diretoria, em cargos executivos e vice-presidências temáticas. Quero agradecer a cada prefeito, que mesmo com a vida tão cheia de responsabilidades, encontra tempo para pensar conjuntamente. E é esse pensamento conjunto que leva soluções para as cidades, afirmou.

(Foto: Secom)

CONVIDADA

Como convidada especial do evento solene, a ex-prefeita de Santiago (Chile), Carolina Tohá, pontuou em seu discurso o poder dos líderes municipais como voz eficiente da população para mudanças. Faz muito tempo que a política municipal é mais capaz de escutar do que a política nacional. Talvez porque os municípios estão perto dos cidadãos, talvez porque trabalhamos com a precariedade, com a falta de recursos, todos os dias, talvez porque vemos as pessoas frente a frente, não como um problema de educação, de infraestrutura, mas sim como seres humanos, declarou.

Ainda em agenda da FNP, o prefeito Cesar Filho participou de uma reunião com membros do g100, que discutiram os desafios e os caminhos do grupo para o fortalecimento dos municípios. Precisamos enfrentar os desafios típicos das nossas cidades com mais firmeza. E eu destaco: de todas as pautas do g100, nenhuma é mais importante que a reforma do nosso pacto federativo, finalizou.