PPP quer modernizar gestão da iluminação pública de Guarapuava

Até o final do ano, deve entrar em vigor o período de duas décadas da concessão a terceiros da iluminação pública das ruas e avenidas locais. Tudo será feito por meio de uma Parceria Público-Privado

Telegestão, smart city, baixo impacto no meio ambiente. O vocabulário dos guarapuavanos começa a se acostumar com essas e outras palavras em 2018 na área de iluminação pública. É como se a terra do lobo bravo entrasse numa nova era de administração dos 21.922 pontos de iluminação da cidade.

Até o final do ano, deve entrar em vigor o período de duas décadas da concessão a terceiros da iluminação pública de ruas e avenidas locais. Tudo será feito por meio de uma Parceria Público-Privado (PPP), cujo primeiro passo será dado na próxima quarta-feira (7), a partir de 18h, durante audiência pública na Câmara de Vereadores. Será o momento de apresentação do projeto à população.

Em oportunidade posterior, será feita a licitação para escolha da empresa ou consórcio que implantará as melhorias e a modernização do sistema de iluminação pública de Guarapuava. O concessionário terá um prazo de dois anos para concluir toda a transição. Mas com efeitos já no primeiro ano, diz o secretário municipal de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, em entrevista ao CORREIO.

Um dos efeitos positivos da PPP será a telegestão. O secretário explica que, num primeiro momento, serão instaladas 636 luminárias inteligentes, ou seja, que permitem o monitoramento a distância de seu funcionamento.

CONTROLE

Nesse sistema inteligente, será possível, por exemplo, controlar a intensidade da luz. Trocando em miúdos, significa que uma mesma luminária pode funcionar com capacidade total em determinado horário da noite, quando há maior fluxo de pessoas nas ruas; e depois baixar para 70%. É um detalhe imperceptível a olho nu, mas que gera economia e baixo impacto no meio ambiente.

O mesmo vale para os casos de lâmpadas queimadas. Nesse contexto de telegestão, será possível saber em tempo real quais postes estão com as luminárias queimadas ou com baixa capacidade de operação. E temos condição, por exemplo, de fazer uma diferenciação no horário de verão.

COMUNICAÇÃO

O titular da pasta de Planejamento acrescenta que a telegestão permite também a comunicação entre as luminárias, por meio de internet ou rádio. Isso possibilitará a inserção de Guarapuava naquilo que o pessoal chama de ‘internet das coisas’. Em termos governamentais, é a ‘smart city’, ou seja, ‘cidade inteligente’.

Na visão de Souza, tudo isso é tão somente a capacidade de um município em receber as novidades tecnológicas. Ele exemplifica que essa nova rede de luminárias em telegestão facilitará o monitoramento em tempo real das vagas públicas de estacionamento. Dotados de sensores eletrônicos, esses espaços vão se comunicar com o dispositivo presente nos postes de luz e informar se a vaga está livre. Com isso, o motorista poderá acessar no mesmo instante um mapa de localização em seu smartphone.

Segundo o secretário, esse é apenas um dos usos possíveis da rede de luminárias que será implantada em Guarapuava por meio da PPP.

 

LEIA MAIS

Audiência pública apresenta PPP da iluminação pública de Guarapuava