‘Porteira Adentro’ melhora a qualidade de vida dos produtores rurais

A Prefeitura desenvolve também outros projetos para melhorar as qualidades de vida no campo, como o Vida Rural, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Turismo

Para melhorar as condições de vida e manter os produtores rurais de Guarapuava no campo, a Prefeitura criou o projeto Vida Rural. Os serviços são prestados dentro da propriedade e tem diferentes ações para melhorar a infraestrutura do local, como a recuperação de estradas, limpeza de atoleiros, cascalho, desobstrução e implantação de bueiros, além de construção de bebedouros para animais.

Hoje o projeto é responsabilidade da Secretaria de Obras, que cuida das máquinas que realizam os serviços. Assim aproveitam para juntamente com o Porteira Adentro realizar outras tarefas como a recuperação das estradas na comunidade, explica o diretor do Parque de Máquinas, Leonardo José Valenga.

Na comunidade Paiol de Telha, por exemplo, já são 24 produtores contemplados. Entre eles, o seu Luiz Silvério, produtor de leite que recebeu o cascalho na propriedade. Era muito difícil em dias de chuva, isso aqui virava um banhado. O caminhão não chegava pra pegar o leite. Agora tá uma maravilha, comenta.

SANIDADE

Além do problema com a locomoção, outro fator importante é a sanidade animal. O barro e umidade propiciam doenças como a mastite no gado, o que baixa a qualidade do leite dificultando sua venda, explica o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro. Com o projeto conseguimos dar mais condições para o agricultor escoar sua produção, e também melhoramos as condições em que os animais se encontram refletindo diretamente na venda dos produtos, completa.

AÇÕES

A Prefeitura desenvolve também outros projetos para melhorar as qualidades de vida no campo, como o Vida Rural, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Turismo. Os projetos envolvem habitação rural, regularização fundiária e assistência técnica.