População participa de oficina sobre o Plano de Mobilidade Urbana

Durante as dinâmicas, a população pôde deliberar e propor melhorias no sistema viário que inclui ruas, calçadas e ciclovias, além do transporte coletivo e individual

Promovida pela equipe da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran) e pela empresa Urbtec, a terceira etapa do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava reuniu a comunidade no auditório da secretaria com objetivo de identificar, analisar e discutir as diretrizes e propostas de mobilidade, na última quinta-feira (29).

Durante as dinâmicas, a população pôde deliberar e propor melhorias no sistema viário que inclui ruas, calçadas e ciclovias, além do transporte coletivo e individual. Além do trabalho feito pelo corpo técnico que estuda as ações e intervenções do município em relação a mobilidade, é fundamental ouvir a população que utiliza as vias públicas. Essa contribuição vai ajudar a aperfeiçoar o plano de mobilidade, declarou o secretário de Trânsito e Transportes, José Airson Horst.

GRUPOS

Os participantes foram divididos em grupos temáticos que abordaram os seguintes assuntos: ciclovias, calçadas e modos motorizados coletivos e individuais. Neles, os moradores apresentaram as propostas e marcaram em um mapa os pontos com maior necessidade de investimentos.

A gente usa muito o transporte coletivo e temos dificuldades para chegar até a universidade. Nós acreditamos que a nossa participação vai trazer uma melhoria, que as nossas opiniões vão ser levadas em conta em decisões futuras, contou o estudante de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr), Marcelo Dallarosa.

O secretário de Trânsito e Transportes, José Airson Horst, conversou com a comunidade (Foto: Secom)

SUGESTÕES

Depois de recebidas as propostas, os mapas foram recolhidos e as sugestões serão analisadas pela equipe técnica para decidir o que coincide com a mobilidade do município e pode ser aplicado. Isso vai ser compatibilizado com todo o nosso diagnóstico técnico que foi feito através de pesquisas e simulações usando softwares computacionais específicos para transporte. Nós atrelamos a visão comunitária com a visão técnica. É a partir da convergência delas que vai ser feita a proposta final, explicou o diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi.

Essa foi a segunda oficina realizada pelo Plano de Mobilidade. A primeira teve como objetivo apontar os pontos positivos e negativos dos diversos modais de locomobilidade de Guarapuava.