População participa da 4ª edição do projeto “Cuidados com o Coração” em Guarapuava

O intuito da ação foi estimular a procura por orientações relacionadas aos problemas cardíacos. Promovida pelo Rotary Club de Guarapuava Lagoa, a atividade atendeu a população em geral na manhã deste sábado (21)

A manhã nublada não inibiu o público interessado com a saúde, que pode aproveitar a 4ª edição do projeto “Cuidados com o Coração”, promovido pelo Rotary Club de Guarapuava Lagoa na manhã deste sábado (21).

Quem compareceu na praça 9 de dezembro pode fazer gratuitamente alguns exames, como a aferição da glicemia e da pressão arterial, além da oferta do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), feito com base no peso e na altura dos participantes. 

O cálculo do IMC é importante, já que pessoas obesas têm até duas vezes mais chances de desenvolverem doenças cardíacas do que pessoas dentro do peso.
(Foto: Ágata Neves)

Os serviços gratuitos foram oferecidos juntamente com a distribuição do coração antiestresse e panfletos com dicas e dúvidas sobre os problemas relacionados ao órgão.

ATENDIMENTOS

Além das dicas oferecidas pelos rotarianos, representantes do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, farmacêuticos e estudantes de enfermagem também auxiliaram nos atendimentos ao público.

“Como bombeiro, a gente veio aqui para ensinar a população sobre intervenção. No caso de uma pessoa que chegue a ter uma parada cardíaca, a gente ensina para elas como proceder nesses casos, como aumentar a chance de sobrevida de uma pessoa que por ventura sofra uma parada cardiorrespiratória”, afirma o Soldado Lara, que esteve orientando a comunidade sobre técnicas rápidas de salvamento.

A simulação de salvamento foi feita pelo Soldado Lara, do 12º GB.
(Foto: Ágata Neves)

IMPORTÂNCIA

José Luiz Cieslak, presidente do Rotary, ressalta que a campanha serve para alertar a população para ter o cuidado com o coração, parar pelo menos um dia e se dedicar para ver como anda a saúde. Além de fazer os testes, é uma campanha de conscientização para que as pessoas sempre tenham essa atenção com o corpo.

Quem aproveitou para aferir a pressão arterial, a glicemia e calcular o IMC foi o Gilmar Ribas dos Santos (50 anos), que controla e sempre fica atento aos sintomas de infarto. Eu vim porque eu sinto umas dores no pescoço, aí me preocupo. Eu já fiz exame de coração e deu bom, mas eu fiz a conta aqui e deu que eu estou acima do peso, que eu preciso emagrecer mais uns 8 quilos, e é arriscado ficar assim, relata o morador.

O Soldado Lara ainda destaca que a campanha serve como um estímulo para que a população dê mais atenção aos cuidados necessários com o coração. “Essas intervenções de educação e saúde realmente mudam índices de doenças. Quanto mais as pessoas estiverem cientes de como o corpo delas funciona, de como que a saúde delas opera, mais elas têm chances de melhorar a qualidade de vida, tomando ações e intervindo também em casos extremos”.