Plano de Mobilidade Urbana será encaminhado à Câmara

Após oito meses de desenvolvimento pela empresa Urbtec, juntamente com o poder público e a sociedade civil organizada, o plano completo foi apresentado e seguirá para aprovação no Legislativo 

 

Construído por muitas mãos, o Plano de Mobilidade Urbana foi finalizado e entregue à equipe da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) nesta quinta-feira (31). 

Após oito meses de desenvolvimento pela Urbtec, juntamente com o poder público e a sociedade civil organizada, o plano completo foi apresentado e seguirá agora para a Câmara de Vereadores para aprovação. 

Quando ouvimos a comunidade aumentamos as nossas chances de acertar. Agora, temos a opinião de muitos guarapuavanos em nosso plano de mobilidade que vai melhorar a condição de trânsito, tráfego e acessibilidade da nossa cidade, destacou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

Com o plano, o município dá mais um passo em direção ao desenvolvimento ao planejar, de forma técnica, a mobilidade para os próximos 15 anos.

Este é um momento importante, um legado que vamos deixar para os próximos anos, pois pela primeira vez a sociedade se reuniu para discutir a mobilidade de Guarapuava. Quando este planejamento for para Câmara, os vereadores terão toda possibilidade de analisar o plano e discutir suas bases para aprovação, explicou secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst.

As propostas apresentadas envolvem diversos modais em graus de prioridade: pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis. Todas, elaboradas a partir de estudos e análises técnicas, além de audiências públicas e oficinas com participação popular.

 Temos que conectar as características locais com o que as pessoas querem para o município. O plano ficou bom porque teve a interação de toda a cidade. As chances de êxito são maiores quando se tem uma integração de ideias, afirmou o diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi.

Entre as principais considerações, o plano identifica melhorias nos deslocamentos entre os terminais e as universidades, além de reestruturações no sistema viário, como intersecções, alargamento de vias urbanas, implantações de semáforos e rotatórias, por exemplo. As ações têm projeção para curto, médio e longo prazo.

Considerando que as ideias agora poderão se tornar lei, o presidente da Associação de Moradores do bairro Primavera, Joel Ferrando, declarou estar feliz em saber que mudanças poderão ser feitas na sua comunidade. Eu acredito que os resultados serão ótimo, pois o plano foi bem planejado e nós, moradores, fomos ouvidos, elogiou.