Planejamento e instalação de sistemas de segurança devem ser realizados por engenheiro, diz Crea-PR

Cumprimento de uma série de recomendações técnicas e legislações garantem o funcionamento correto dos sistemas, evitando transtornos

Em Guarapuava, o índice de furtos em comércios e residências caiu 27% de 2017 para 2018. Os 666 furtos em residências em 2017 diminuíram para 428 em 2018; e no comércio ocorreu a mesma lógica, os furtos passaram de 602 para 498 no ano seguinte. Tal queda se deve tanto ao trabalho de patrulhamento policial quanto ao investimento cada vez maior dos guarapuavanos na instalação de sistemas patrimoniais de segurança, desde as cercas eletrificadas, circuitos fechados de monitoramento por câmeras ou portões eletrônicos, por exemplo.

Nesse sentido, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), tem orientado a sociedade sobre a importância de contratar profissionais habilitados para desenvolver o projeto e instalação dos sistemas de segurança, seja em residências ou empreendimentos particulares e públicos. Nós temos recomendações técnicas e legislações para estes sistemas, mas não existe um padrão para elaboração dos projetos e instalação. Por isso, é fundamental que um Engenheiro habilitado pelo Crea-PR estude o ambiente e desenvolva um planejamento personalizado para aquele local, aponta o Gerente da Regional de Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Thyago Giroldo Nalim.

Os sistemas de segurança patrimonial envolvem aplicação de energia, por isso o projeto precisa seguir orientações específicas que garantam a sua eficiência. Vamos usar as cercas energizadas como exemplo. Existem normas vigentes para instalação de sistemas de cercas, que definem desde a altura de instalação das linhas energizadas, a potência do choque que a cerca pode gerar, a inclinação que esse sistema deve ser instalado, tudo isso para garantir o funcionamento ideal. O sistema deve servir unicamente para prevenir e garantir a segurança, evitando descargas de energia em pessoas que transitam normalmente próximo a cerca, explica o Engenheiro Eletricista.

Além disso, o cuidado se estende à utilização de materiais devidamente certificados, pois os mesmos são testados para atender um conjunto de especificações necessárias para que cada tipo de sistema de segurança funcione com eficiência.

CADERNO TÉCNICO

Com o objetivo de informar quanto aos procedimentos necessários para projetar, instalar e manter os sistemas de segurança patrimonial, utilizando-se de equipamentos eletroeletrônicos e instalações elétricas, desde 2016, o Crea-PR disponibiliza o Caderno Técnico de Segurança Eletrônica.

Entre os assuntos abordados pelo Caderno estão informações sobre alarme contra invasão, circuito fechado de televisão, porteiros eletrônicos e instalação de cercas elétricas, apontando a limitação de corrente elétrica, por exemplo, e outros cuidados que devem ser levados em conta de forma a evitar acidentes ou o não funcionamento do sistema.

O Caderno Técnico de Segurança Eletrônica pode ser acessado no site do Crea-PR (CLIQUE AQUI).