Pela milésima vez: jornal Correio do Cidadão produz a edição 1.000

Ao longo dessas mil edições, a equipe de reportagem cobriu os mais diversos assuntos: a greve dos professores do Estado; a paralisação dos caminhoneiros; o Guarapuava Rock City; os jogos do Batel e do Clube Atlético Deportivo (CAD); o retorno do Cinema da

O jornal Correio do Cidadão chega a sua milésima edição impressa nesta quinta-feira (11 abril). O jornal já está na mão dos assinantes e nos pontos de venda.

Parece que foi ontem, quando a edição 1 circulou em Guarapuava. Era 26 de fevereiro de 2015 (também uma quinta-feira) e o município ganhava um novo diário em papel.

De lá pra cá, a história da cidade e do próprio jornal foi sendo construída a cada novo alvorecer. Da política à segurança, da cultura ao cotidiano, tudo o que foi de importante em Guarapuava se tornou matéria-prima para as reportagens produzidas pelo Correio.

Ao longo dessas mil edições, a equipe de reportagem cobriu os mais diversos assuntos: a greve dos professores do Estado; a paralisação dos caminhoneiros; o Guarapuava Rock City; os jogos do Batel e do Clube Atlético Deportivo (CAD); o retorno do Cinema da Unicentro; o tiroteio na Rodoviária; a abertura do primeiro shopping center; o caso Tatiane; e tantos outros.

MUDANÇAS

Assim como a sociedade mudou, o Correio também. Algumas editorias nasceram e outras morreram. Até mesmo o formato do jornal passou por alterações. No início era o clássico standard, tal como publicações famosas como a Folha de S.Paulo e a Folha de Londrina. Ou seja, aquele formatão em que texto e foto ganham maior destaque, agrupando as editorias em cadernos.

Mas os leitores guarapuavanos gostam de praticidade, por isso em meados de 2016 o Correio adotou o tamanho tabloide, com 16 páginas de notícias em um único caderno.

Assim, o jornal ganhou em agilidade e dinamicidade. Em outras palavras, significa que as matérias se tornaram mais concisas, indo direto ao ponto. Mas sem deixar de lado a credibilidade e a informação completa.

Página de jornal
A editoria de cultura do jornal permanece sendo editada até hoje (Foto: Arquivo/Correio)

HOJE

Hoje o Correio chega às mãos de assinantes e leitores cobrindo as áreas de política, cotidiano, segurança, cultura (o querido #curta!), economia, agricultura, variedades e classificados. São 11,5 mil jornais diários distribuídos na região de Guarapuava.

Além do impresso, o jornal também está antenado com os novos tempos, produzindo conteúdo em multiplataforma. Isso significa que as matérias são feitas para diferentes mídias: vídeo, foto, áudio, texto. Diariamente, o leitor tem a opção de absorver o conteúdo do Correio na edição impressa, no site oficial (www.correiodocidadao.com.br) e nas redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagram, YouTube). Tudo para que a informação possa ser consumida a qualquer momento e do jeito que o leitor gosta.

Desde o primeiro ano de circulação do Correio em Guarapuava, o jornal já contava com um site de notícias. Mas como ele entrou no ar somente alguns meses após a estreia da edição 1 do impresso, parte da história do jornal tem registro somente em papel.

Inicialmente, o Correio utilizava uma versão licenciada do WordPress. Em 2017, o projeto migrou para um ambiente digital mais ágil, integrado a um pool de jornais.

E, em novo passo da evolução, o site mudou sua cara ao final de 2018, tendo como consequência o aumento em seus acessos e uma navegação mais simples. No mês de março, por exemplo, o tráfego no site do Correio bateu a marca de 200 mil acessos, sempre em crescimento.

Jornais em cima da mesa
Desde 2016, o jornal adotou o formato tabloide em sua edição impressa (Foto: Arquivo/Correio)

NÚMERO UM

Para quem não se lembra, a edição 1 do Correio do Cidadão trazia como manchete Guarapuava: Desenvolvimento e Sustentabilidade, utilizando uma montagem com fotos do presente e do passado do município.

Era uma edição comemorativa, recheada de entrevistas com o então reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, empresários e comunidade em geral. Representando a direção do jornal, um texto de André Ricardo Baldo Pacholek e uma entrevista com Gustavo Boiko.

O número 1 também tinha reportagens sobre o desenvolvimento de Guarapuava, com a perspectiva na geração de empregos e a atração de indústrias e negócios para o terceiro planalto paranaense.

Dessa primeira edição até a mil, o Correio cumpriu uma primeira fase em sua caminhada. Muitas ideias e planos estão em ebulição para romper a barreira de 1.500, 2 mil, 2,5 mil, 3 mil edições… até lá!