Paraná sedia Torneio Nacional de Robótica

É a primeira vez que a competição, que reúne estudantes de todo o país, acontece fora de Brasília. O evento será realizado entre a próxima quinta-feira (16) e domingo (18), no campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba

O Paraná será a sede da etapa nacional da sexta edição do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). É a primeira vez que a competição, que reúne estudantes de todo o país, acontece fora de Brasília. O evento será realizado entre a próxima quinta-feira (16) e domingo (18), no campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.

Entre as classificadas do Paraná, estão as equipes 7th Connection (Cianorte), campeã estadual; Digital Clashers (Londrina – ensino médio), que ficou em 2º lugar; e Lego Landers (Curitiba – Boqueirão), em 3º lugar. Sem contar também Wall E (Loanda), Strong Brain (Irati), Moon Walkers (Ibiporã), Immortallis (Londrina – ensino fundamental) e The Gears (Rio Negro).

A Master Minds (Guarapuava), que foi premiada na categoria Estratégia e Inovação, está na suplência, junto com Titanium (Umuarama). Todas elas participaram de uma etapa regional da First Lego League, ao final de fevereiro, na capital paranaense.

A partir de um desafio que muda a cada temporada e é válido para todos os torneios FLL organizados ao redor do mundo, a competição nacional estimula que jovens com idades entre 9 e 16 anos criem um projeto que prevê a programação de robôs. Mais do que isso, incentiva o trabalho em equipe, a criação e a colaboração entre os participantes.

O desafio deste ano está relacionado à água (Hydro Dynamics): as equipes de estudantes terão que apresentar soluções para questões que apontem como e onde encontrar o produto, seu transporte, uso e reaproveitamento.

Para a competição, foram mobilizados 110 juízes, 85 equipes e uma média de 850 estudantes, de 25 estados do país. A expectativa é que o campus da Indústria receba, ainda, aproximadamente 600 visitantes nos três dias de torneio.

PARCERIA

Desde 2013, o Sesi, que integra o Sistema Indústria, é o operador oficial do Torneio Nacional de Robótica First Lego League no Brasil, em parceria com a instituição norte-americana First e o Grupo Lego, da Dinamarca. A Lego Education traz a experiência de utilizar os blocos da Lego e outros dispositivos para criar situações nas quais os alunos precisam desenvolver habilidades de programação, além de despertar neles o interesse em ciência, matemática, engenharia, arte e tecnologia.

A rede Sesi de ensino apresenta, em sua grade curricular, a disciplina de Oficinas Tecnológicas, em que todos os estudantes do Ensino Médio são desafiados a aprender com base em programação e montagem de robôs. A partir da disciplina, os alunos conseguem ter uma visão de estudo que vai muito além da sala de aula.

Embora a competição possa ser usada no ambiente escolar, não foi projetada exclusivamente com esse propósito. Mas, certamente, a robótica como recurso da aprendizagem ajuda a promover a transformação digital nas escolas.

SERVIÇO

A etapa nacional do torneio FLL é aberta ao público no campus da Indústria do Sistema Fiep (avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico). No dia 16 de março, o evento funcionará das 14h às 18h; no dia, 17 de março, das 9h às 18h; e, no dia 18 de março, das 9h às 12h.