‘Paraná 2040’ vai traçar planejamento de longo prazo para o Estado

Iniciativa quer mobilizar sociedade para o mapeamento de desafios e construção de um modelo de governança que garanta desenvolvimento nas próximas décadas. A condução técnica está a cargo do Observatório Sistema Fiep

Com o objetivo de construir um plano de desenvolvimento de longo prazo para o estado, foi lançado o projeto Paraná 2040. A intenção é reunir em torno da iniciativa o máximo possível de representantes da sociedade civil organizada paranaense, engajando também os candidatos que concorrem nas eleições ao governo neste ano. Por meio de uma plataforma web, a população pode contribuir com sugestões para o plano.

A condução técnica do Paraná 2040 está a cargo do Observatório Sistema Fiep, área que elabora estudos prospectivos com vistas à melhoria da competitividade da economia paranaense. A gestão pública no Brasil, seja federal, estadual ou municipal, não tem tradição de planejamento em longo prazo, com os planos de governo ficando restritos a períodos de quatro ou oito anos, afirma o presidente do Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski. Precisamos criar uma nova cultura, construindo um plano de sociedade que perpasse as diferentes gestões, o que só vai acontecer se a iniciativa partir dos cidadãos. Por isso pretendemos mobilizar o maior número possível de parceiros em torno do Paraná 2040, acrescenta.

ETAPAS

No processo de elaboração do projeto, a equipe do Observatório fez um trabalho prévio de benchmarking, analisando 70 planos de desenvolvimento de territórios implantados em várias partes do mundo, como Europa, Austrália e Canadá. A partir daí, definiu as nove dimensões principais que devem guiar a visão de futuro do Paraná e, dentro delas, um conjunto de desafios que precisam ser superados pelo estado para alavancar seu crescimento econômico e social.

A partir de agora, para colocar em prática o Paraná 2040, o projeto foi dividido em três etapas, cada uma marcada pela elaboração de uma publicação específica. Na primeira, o Livro Verde apresentará os principais desafios, que estão separados dentro das seguintes dimensões: meio ambiente; governança e gestão pública; educação, ciência e tecnologia; cultura e coexistência social; infraestrutura; saúde; segurança; territorialidade; e economia e negócios.

CONTRIBUIÇÕES

Para que a sociedade possa contribuir com o projeto, as dimensões e os desafios estarão abertos para consulta pública por meio de link. Na plataforma, qualquer cidadão poderá se posicionar em relação às prioridades já levantadas para o desenvolvimento do estado, além de sugerir outras questões.

Após o encerramento da consulta pública, que estará aberta até 31 de agosto, todas as contribuições serão tratadas e compiladas para que possam ser inseridas na publicação. A previsão é que o Livro Verde seja lançado em setembro, sendo disponibilizado para todos os candidatos que vão concorrer nas eleições deste ano no Paraná.

2019

Nas etapas seguintes, previstas para o início de 2019, serão lançados os Livros Branco e Azul. O primeiro apresentará um plano de ação, detalhando a rota que deve ser seguida para que o estado supere os desafios apontados no Livro Verde. Já o segundo proporá um modelo de governança, com a distribuição de responsabilidades entre os diferentes atores da sociedade, para que o Paraná 2040 seja, de fato, colocado em prática.

SERVIÇO

Entidades e pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem obter mais informações pelo e-mail [email protected].