Orquestra de Câmara de Guarapuava se apresenta no Teatro Municipal

Pela primeira vez, a Orquestra de Câmara de Guarapuava sobe ao palco do Teatro Municipal para apresentar seu repertório erudito. O concerto será neste domingo (22), às 10h30, com entrada gratuita

Os dedos correm com precisão e leveza pelo braço do instrumento. Com a partitura à sua frente, o jovem Waldemir Gomes do Amorim Junior (14 anos) tira sons de seu violoncelo que harmonizam com o restante da orquestra. Sob a regência do maestro Oriel Bezerra da Silva, 19 jovens dão os últimos ajustes ao repertório que será apresentado neste domingo (22), no Teatro Municipal de Guarapuava.

Espero que seja uma manhã especial e que todos possam apreciar a música clássica, diz Amorim Junior, durante ensaio no palco do Municipal. Ele e os integrantes da Orquestra de Câmara de Guarapuava se preparam para a estreia no novo palco cultural da cidade.

Criada há pouco menos de três anos, a Orquestra reúne jovens talentos na música clássica, como é o caso do violoncelista Waldemir Gomes do Amorim Junior, que começou a se envolver nesse universo aos 8 anos de idade.

Ao CORREIO, ele conta que o violoncelo é um instrumento que pertence a uma linhagem de cordas, com sonoridade mais grave em relação ao violino, por exemplo; porém, em grau menor na comparação com o contrabaixo acústico.

É com o violoncelo que o jovem instrumentista se apresentará com o restante da Orquestra, no domingo (22), às 10h30. Ele garante que o grupo está preparado e ensaiado.

O jovem Amorim Junior está no universo da música desde os 8 anos de idade

ENSAIOS

Aliás, o maestro Oriel detalha que a Orquestra vem ensaiando há alguns meses, intensificando sua rotina de preparação em todas as noites da semana que antecede o concerto dominical. Inclusive, com sessões no palco do espetáculo, o Municipal. Para sentir a acústica e se ambientar, explica.

Segundo ele, o repertório de domingo será focado na obra de compositores eruditos, como Vivaldi, Tchaikovsky, Joseph Haydn e Mozart. A gente vai trabalhar com um repertório clássico, acrescentando que crianças do projeto social Amusca (Acolhimento Musical às Crianças e Adolescentes) farão uma participação especial, tocando Asa Branca na flauta doce.

EXPECTATIVA

No total, a Orquestra de Câmara de Guarapuava é composta de 20 a 25 membros. Mas, para a apresentação de domingo, 19 músicos estarão presentes.

O maestro Oriel Bezerra da Silva está com uma expectativa de presença maciça do público guarapuavano ao Teatro Municipal. Acredito que é um espaço que se abriu em Guarapuava e o povo guarapuavano gosta muito de cultura. Ele necessitava desse espaço.

Nesse sentido, o maestro avalia que é importante prestigiar o trabalho dos jovens músicos da Orquestra. A gente está engatinhando, referindo-se a curta história do projeto.

Oriel Bezerra da Silva é o maestro da Orquestra de Câmara de Guarapuava

2018

Para o restante do ano, o regente da Orquestra de Câmara tem planos de expansão do repertório, somando-se à linha erudita. Um dos projetos é o concerto baseado em temas de filmes, com direito a execução da música enquanto a obra cinematográfica é exibida em um telão, tudo ao vivo.

O maestro Oriel também quer preparar um repertório de músicas antigas para o público da melhor idade; e mais bossa nova e rock. Eu acredito que, no calendário deste ano, a gente vai conseguir trabalhar esse tipo de repertório e ter mais apresentações da orquestra.

HISTÓRIA

Nascido como um projeto social de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, a Orquestra de Câmara de Guarapuava hoje é aberta a toda a comunidade. Para trabalhar com a criança e o adolescente o repertório clássico.

Quem tiver interesse em participar da Orquestra é só procurar a Casa da Cultura.

Integrantes da Orquestra têm rotina intensa na semana que antecede o concerto

SERVIÇO

A Orquestra de Câmara se apresentará neste domingo (22), às 10h30, no Teatro Municipal de Guarapuava.

Os ingressos estão sendo distribuídos gratuitamente na Casa da Cultura, na rua Alcione Bastos, 211. O público poderá chegar até o horário de fechamento das portas.