Orquestra de Câmara de Guarapuava apresentará repertório clássico e popular em Entre Rios

A Orquestra de Câmara de Guarapuava se apresenta no distrito de Entre Rios neste sábado (23), no Centro Cultural Mathias Leh. A regência será do maestro Oriel Bezerra da Silva

De compositores clássicos, como Monti, Tchaikovsky e Vivaldi, a consagrados artistas populares, como Tom Jobim e Astor Piazzolla. Assim será o repertório do concerto da Orquestra de Câmara de Guarapuava, que será realizado neste sábado (23), no Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios, a partir das 19h30, sob a regência do maestro Oriel Bezerra da Silva. A entrada é gratuita.

O concerto se dividirá em duas partes. A primeira se inicia com a obra Csárdás, do compositor italiano Vittorio Monti, baseada na tradicional dança húngara csárdás. A apresentação conta com arranjo musical do maestro Oriel, e violino solo de Gustavo Neves.

Em seguida serão performadas duas peças de Pyotr Ilyich Tchaikovsky: a Valsa das Flores do balé O Quebra-Nozes, e a Valsa das Guirlandas do balé A Bela Adormecida.

O que se segue é A Segunda Valsa, opus 99, trilha sonora do filme soviético The First Echelon (1956), composta por Dmitri Shostakovich.

Na sequência, a noite será alegrada com o concerto para violino em sol menor RV 317, do italiano Antonio Vivaldi.

E para encerrar a primeira parte, a orquestra traz a peça Libertango, célebre obra que introduziu o movimento do nuevo tango em 1974, composta pelo argentino Astor Piazzolla em Milão.

A segunda parte será composta essencialmente por repertório popular, com três obras em estilo bossa nova do brasileiro Tom Jobim: as canções Wave, Corcovado e Chega de Saudade.

Por fim, a orquestra fecha a noite com a valsa Ondas do Danúbio, do compositor romeno, de origem sérvia, Iosif Ivanovici.

HISTÓRIA

A Orquestra de Câmara de Guarapuava é uma iniciativa do projeto Amusca (Projeto de Acolhimento Musical para Crianças e Adolescentes) em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava. Atualmente, conta com 25 participantes ativos e mais de 30 alunos aprendizes.

O objetivo é proporcionar aulas gratuitas de música – tanto para a comunidade em geral, quanto para as crianças e adolescentes acolhidos – apresentando-os à música erudita e popular, incentivando a cultura e o desenvolvimento social de crianças, jovens e adultos.

SERVIÇO

O concerto da Orquestra de Câmara de Guarapuava está agendado para este sábado (23), às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh. A entrada é gratuita.