Guarapuava, 15 de December de 2018
Cultura

Em campanha de financiamento coletivo na internet, a obra ‘Luzes de Niterói’ é a primeira graphic novel do premiado quadrinista brasileiro Marcello Quintanilha desde a publicação de ‘Talco de Vidro’ (2015)

-
(Foto: Reprodução para fins de divulgação)

Incensado no mercado estrangeiro de quadrinhos, o brasileiro Marcello Quintanilha está em campanha para lançar sua nova graphic novel no mercado de seu país natal.

Na Europa, “Luzes de Niterói” já saiu e tem recebido críticas muito elogiosas. Stéphane Jarno escreveu no francês Télérama: “um impressionante afresco social, mais próximo de Balzac do que da crônica esportiva. Mas ‘Luzes de Niterói’ vale especialmente pela aventura humana e marítima vivida por Hélcio e Noel, uma verve tragicômica digna do cinema de Dino Risi, onde se revela uma amizade pungente e magnífica. Com Quintanilha, o quadrinho brasileiro tem seu Homero!”.

Mas com a atual crise do mercado editorial no Brasil, até mesmo a publicação de um autor prestigiado como Quintanilha (ele já ganhou o cobiçado prêmio Angoulême) tem encontrado resistência. “Quem acompanha as notícias sobre o mercado editorial já deve estar sabendo da grande crise que as duas maiores redes de livrarias brasileiras enfrentam. As duas entraram quase simultaneamente em processo de Recuperação Judicial, deixando dívidas de milhões de reais com a maioria das editoras brasileiras. A Veneta é uma dessas editoras afetadas”, diz a casa editorial, no material promocional do projeto. A Veneta tem publicado ultimamente o material do quadrinista no país.

Assim, ela optou pelo financiamento coletivo na internet para custear o projeto. Na plataforma do Catarse (CLIQUE AQUI), qualquer pessoa pode colaborar financeiramente com “Luzes de Niterói”.

(Imagem: reprodução apenas para fins de divulgação)

LUXO

O objetivo é financiar uma edição de luxo de “Luzes de Niterói”: livro de capa dura, papel couché fosco 150g, 240 páginas e formato 17x24 cm.

“Como essa campanha é flexível, o livro será vendido nas livrarias especializadas e de médio porte a partir de fevereiro”, diz a editora, acrescentando que nesse projeto de “crowdfunding” o internauta tem a oportunidade de participar do processo de finalização dessa obra e de receber recompensas exclusivas, que não estarão disponíveis após o fim da campanha.

Além de um preço especial para apoiadores, mais barato que o das livrarias.

PROPOSTA

“Luzes de Niterói” é a primeira graphic novel de Marcello Quintanilha desde “Talco de Vidro” (2015). Neste novo livro, o artista volta à cidade onde nasceu e cresceu, Niterói, e mergulha nas águas da Baía da Guanabara, trazendo uma trama baseada em fatos reais, que ocorreram nos anos de 1950. Uma aventura que envolve pescadores, futebol, a vedete Luz del Fuego e o primeiro campo naturista do Brasil.

A HQ narra as aventuras do jovem Hélcio, inconsequente e promissor “beque” direito (equivalente ao que hoje conhecemos como lateral direito), e seu amigo Noel, portador de uma severa deformidade física, e tem como inspiração passagens da vida do pai de Quintanilha, que foi jogador do time de futebol Manufatora Atlético Clube, emblemática equipe operária do bairro Barreto, em Niterói.

O brasileiro Marcello Quintanilha (Foto: reprodução apenas para fins de divulgação)

AUTOR

Marcello Quintanilha nasceu em 1971, em Niterói. Atualmente mora em Barcelona. Autodidata, tornou-se quadrinista profissional ainda adolescente, nos anos 1980, desenhando gibis de terror e artes marciais para a editora Bloch.

Em 1999, lançou seu primeiro livro de quadrinhos: “Fealdade de Fabiano Gorilla” (Conrad), quando ainda assinava Marcello Gaú. Depois vieram “Sábado dos Meus Amores” (Conrad, 2009) e “Almas Públicas” (Conrad, 2011). “Tungstênio” (Veneta, 2014) é sua primeira história longa e primeiro trabalho publicado pela Veneta. O livro também foi lançado na Espanha, França, Alemanha, Itália e Polônia. Um sucesso internacional que rendeu a Quintanilha diversos prêmios, incluindo o Angoulême e o Rudolph Dirks.

SERVIÇO

A campanha de financiamento coletivo de “Luzes de Niterói” termina às 23h59m59s do próximo dia 12 de dezembro. Quem quiser colaborar, pode acessar o site do Catarse (CLIQUE AQUI).


Veja Também