Objetivo é tirar o CAD da lanterna do campeonato, diz Maluko

Com passagens vitoriosas por Guarapuava em 2014 e 2015, o experiente pivô retorna à cidade para ajudar o clube em seu projeto de reconstrução. A principal meta é evitar o rebaixamento do time à Série Prata

Ah, é André Maluko! Ah, é André Maluko! Ah, é André Maluko!. A torcida do Clube Atlético Deportivo Agricopel/Imperium nem precisa ensaiar o grito, pois todos já sabem de cor. Com passagens vitoriosas em 2014 e 2015 pelo CAD, o pivô de 31 anos está de volta a Guarapuava.

Na cidade desde o início desta semana, o experiente atleta foi apresentado oficialmente pela diretoria do clube na noite desta terça-feira (19), nas dependências do Ginásio Joaquim Prestes, o Joaquinzão.

Ciente da delicada situação do CAD no Campeonato Paranaense da Série Ouro – na lanterninha, com apenas 1 ponto -, o jogador tem como objetivo principal ajudar o jovem grupo de atletas a superar as dificuldades. O meu pensamento é tirar o time dessa situação, disse, durante entrevista coletiva. Maluko foi franco e honesto ao dizer que o CAD luta para não cair à Série Prata.

Por isso, o novo reforço aceitou um salário simbólico para fechar seu retorno à terra do lobo bravo. A gente resolveu ajudar e apoiar o projeto para reerguer o CAD, afirmou Maluko, destacando que o retorno ao clube onde foi campeão paranaense em 2014 era uma opção consciente. Estou aqui porque eu quero.

Mas ele deixa bem claro que não é o salvador da pátria, pois apenas uma única peça no esquema do técnico Foca é insuficiente para levar o time à arrancada de vitórias. Estou preparado para ajudar, mas também para aprender, detalhou Maluko, acrescentando que conta com o jovem elenco do CAD.

APOIO

O experiente pivô analisou que o sucesso do clube guarapuavano também está fora das quadras: o apoio do torcedor e do empresariado. Ou seja, o público precisa comparecer aos jogos, valorizando assim a bilheteria; e os empresários precisam investir em patrocínio na camisa do time. Somente assim será possível contratar novos reforços.

Com a folha [de pagamento] que temos hoje é muito difícil cobrar de uma molecada dessa aí. Eles estão fazendo muito bem o papel deles, comentou.

Nesse sentido, a diretoria do CAD aproveitou para comentar que a baixa média de 100 pagantes em 2018 torna inviável a manutenção de um clube. No passado, o CAD tinha pelo menos 1,5 mil pessoas por partida. Segundo os diretores, a bilheteria atual não paga nem a despesa de arbitragem e segurança.

O jogador André Maluko em entrevista coletiva (Cristiano Martinez/Correio)

ESTREIA

Sem jogar desde maio deste ano, quando encerrou seu vínculo com um time italiano, André Maluko espera a regularização de sua documentação e um melhor condicionamento físico para a aguardada estreia.

A diretoria do CAD acredita que ele possa debutar contra o Paranavaí, no dia 30 de junho, em partida da 2ª rodada do returno, no Joaquinzão. Caso não seja possível, Maluko deve jogar em 7 de julho, contra o Foz Cataratas.

PONTUAÇÃO

Aliás, o clube guarapuavano tem pela frente um turno inteiro para se recuperar e deixar a incômoda lanterninha. Serão 12 jogos, com 36 pontos em disputa.

O primeiro desafio é nesta sexta-feira (22), fora de casa, contra o Umuarama, no Ginásio Amario Vieira da Costa.

A diretoria do CAD acredita que o time vai superar a situação difícil. Inclusive, os diretores destacaram que o clube é importante para Guarapuava, uma vez que gera emoção no torcedor e renda para toda uma cadeia, que vai do vendedor de espetinho às famílias dos jogadores.