‘O intercâmbio é vital para sobreviver no mundo da música’, diz guitarrista de Los Ruido

Pela primeira vez, a banda mexicana Los Ruido toca em Guarapuava. A apresentação será neste domingo (16), no Ancoradouro. Em entrevista exclusiva ao CORREIO, Isaac Ruido dá os detalhes dessa experiência internacional do quarteto

Com muito barulho, samplers mexicanos e bom gosto. Los Ruido traz a Guarapuava seu azeitado garage surf. Originária de Azcapotzalco, Cidade do México, a banda está em sua primeira turnê internacional.

Nesta semana, a família Los Ruido – Isaac Ruido, Alex Ruido, Shoko Ferraz e Luis Ruido – já passou por Araucária (quinta-feira); nesta sexta-feira, em Londrina; e, em seguida, chega a Maringá (sábado) e Guarapuava (domingo). A turnê é organizada pela Barbatana Produções, com apoio de bandas brasileiras e parceiros.

Aliás, o show em Gorpa City (como o município é carinhosamente conhecido pelos roqueiros daqui) será no Ancoradouro, que fica na rua Presidente Getúlio Vargas, 1.096, Centro. Com apresentações a partir de 17h30 deste domingo (16), a data promete muito som com três bandas programadas: as guarapuavanas Sarteloko (punk/hardcore) e Kingargoolas (surf rock instrumental); além, claro, de Los Ruido. É La Fiesta Mexicana, com ingressos a R$ 15.

Depois, os mexicanos seguem para Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e Ilha do Mel (PR).

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, antes do embarque, um dos guitarristas de Los Ruido, Isaac Ruido, disse que a expectativa era muito grande em tocar no Brasil, pois é a primeira vez que a banda sai do México.

Ele destacou que esse tipo de experiência abre as portas de outros países. O intercâmbio musical e cultural é importantíssimo para criar novas propostas e aprender novos ritmos. Hoje em dia, é muito difícil que uma gravadora aposte em bandas independentes, por isso que o intercâmbio é vital para sobreviver no mundo da música.

Em 2019, Los Ruido recepcionou o Kingargoolas, durante a turnê dos guarapuavanos no México.

GUARAPUAVA

A propósito, Isaac declarou que gosta do estilo do Kingargoolas, principalmente pela peculiaridade e originalidade de seu som. Tem uma energia indescritível no palco, que mistura sons como Theremin com samplers e riffs. E que proporciona uma ótima fusão que envolve em uma atmosfera de diferentes sentimentos, disse o mexicano.

Além dos guarapuavanos, o guitarrista citou também outras bandas brasileiras de seu agrado, tais como The Mullet Monster Mafia, Rabo de Galo, Ovos Presley, Cavaleiros Temporários, sick sick sinnner. E, claro, Bossa Nova e Samba que me deixam muito alegre.

Los Ruido já está no Brasil. A primeira parada foi em Araucária (Foto: Divulgação)

REPERTÓRIO

Para a turnê no Brasil, Isaac contou que Los Ruido preparou um repertório com quatro novas músicas, pinçadas do próximo disco de estúdio da banda: Galanes de Balneario, Depredador mala copa, Speed 69 e Retorno del Diente de Oro.

Além disso, apenas um cover (Demolición) e o restante formado pelo trabalho autoral do quarteto mexicano.

SURF ROCK

Segundo Isaac Ruido, em sua terra natal o surf rock é associado à Lucha Libre, um esporte enraizado na cultura mexicana. Esse gênero musical se tornou popular nos anos 90, pois para os mexicanos o surf music é um alívio do estresse, assim como a luta livre.

No caso particular de Los Ruido, sua sonoridade inclui o uso de samplers ou fragmentos de filmes mexicanos dos anos de 1960/70, como é o caso de Santo El Enmascarado de Plata, Blue Demon, Canek, entre outros lutadores. Não apenas os filmes de Santo influenciam a música de Los Ruido, mas também estão presentes em nossa proposta musical, finaliza.

SERVIÇO

La Fiesta Mexicana

Show com as bandas Los Ruido, Kingargoolas e Sarteloko

Domingo (16), a partir de 17h30

Ingressos: R$ 15

Ancoradouro

rua Presidente Getúlio Vargas, 1.096, Centro

Guarapuava