‘O homem deixou de cuidar da saúde’, afirma enfermeiro

Durante a campanha Novembro Azul, o foco é ressaltar a importância dos cuidados com a saúde, principalmente na prevenção do câncer de próstata

A Secretaria de Saúde de Guarapuava apontou que até o mês de novembro de 2018, seis homens foram vítimas de câncer de próstata. No ano anterior, esse número chegou a 14. E, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve cânceres malignos.

É por isso que o objetivo da campanha Novembro Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, é estimular a realização de exames preventivos e aumentar os cuidados com a saúde dos homens.

Antony Emanuel Xavier Colaço, enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro Alto, explica que é preciso conscientizar a população masculina. É necessário ter em mente que ele precisa se cuidar. Fazer exercícios físicos, se alimentar bem e procurar atendimento médico o quanto antes, se for preciso, pontua.

SEMANA

A Secretaria de Saúde irá promover, entre os dias 26 e 30 de novembro, uma programação intensiva de conscientização, levando informativos e atendimentos às empresas do município.

Vamos fazer orientações, aferições de sinais vitais, testes rápidos, falar sobre vacinas e exames de rotina que estão disponíveis o ano todo, diz Antony, acrescentando que o objetivo é alcançar o máximo de homens possíveis.

O coordenador, inclusive, ressalta que todos os exames preventivos são gratuitos e estão disponíveis na rede pública durante todo o ano.

CÂNCER

O Inca apontou que entre os anos de 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Brasil. Na terra do lobo bravo, foram 14 casos em 2017 e, até o momento, seis em 2018.

Antony explica que esse tipo de neoplasia tem um diagnóstico fácil, mas muitos homens ainda têm resistência para fazer os exames necessários. Quando se descobre cedo, o tratamento é bem tranquilo. Mas, quando está avançado, aí fica mais complicado, lamenta.

CUIDADOS

O principal motivo de morte de homens no Brasil, atualmente, são as causas externas: violência, acidente de trabalho e o trânsito. Em segundo lugar vem as doenças cardiovasculares, que estão relacionadas à falta de uma vida saudável.

A mulher vive mais que o homem porque ela se preocupa mais com a saúde, diz o coordenador, apontando que a diferença de expectativa de vida entre os sexos pode chegar a sete anos.

Por isso, é necessário que sejam feitos exames de rotinas e que sejam mantidos hábitos mais saudáveis. A rede pública oferece todo o atendimento necessário, completa.