Novas Casas de Custódia atenderão Guarapuava e mais cinco cidades

Medida foi confirmada pela governadora Cida Borghetti em reunião com o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, nesta segunda-feira (11)

A governadora Cida Borghetti autorizou, nesta segunda-feira (11), a contratação de projeto para a construção da Casa de Custódia de Guarapuava, na região central do Paraná. Com a construção, 512 vagas deverão ser abertas solucionando o problema de superlotação da delegacia da cidade.

A autorização foi dada durante encontro com o prefeito Cesar Silvestri Filho e lideranças da região, em reunião no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira (11). A demanda havia sido apresentada pelo prefeito na última sexta (8), quando a governadora esteve em Guarapuava.

Além de Guarapuava, foram autorizados projetos para Casas de Custódia no Norte Pioneiro e Litoral, em municípios a serem definidos, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá. Esta é a resposta do novo modelo de gestão do governo do Estado, ágil e rápido e com soluções definitivas para um problema que se agrava a cada dia, afirmou a governadora.

Cida determinou, também, que os projetos incluam sustentabilidade ambiental, como energia solar e captação de água da chuva, além de celas adequadas para a acomodação dos presos. Se queremos cidades modernas, sustentáveis e inovadoras, temos adotar tecnologias em todas as áreas, explicou.

VAGAS

O secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manuel, informou que, somando as seis Casas de Custódia que serão construídas e as unidades prisionais que estão em andamento, serão criadas 10 mil vagas no sistema penitenciário do Estado. A demanda das próximas duas décadas será suprida e o Paraná será referência no Brasil em resolutividade do problema carcerário, disse.

RESPOSTA RÁPIDA

A Casa de Custódia de Guarapuava desativará a carceragem da Delegacia de Polícia, que é localizada em uma região central da cidade, próxima a uma escola e da Unidade de Pronto Atendimento. A carceragem incomoda a população, devido aos riscos de fuga dos presos.

O local tem capacidade para receber 166 pessoas e conta hoje com 360 presos. O Estado deu uma resposta rápida para o pleito. O grande mérito dessa luta é viabilizar a desativação do cadeião do centro da cidade, que é um problema sério de segurança, disse o prefeito de Cesar Silvestri Filho.

O local da construção foi definido em reunião com os representantes da administração municipal, Ministério Público, Conselho Municipal de Segurança, VEP (Vara de Execuções Penais) e Depen (Departamento Penitenciário do Estado). O terreno, de aproximadamente 12 mil metros quadrados, foi doado pela Prefeitura de Guarapuava ao Governo do Estado. O novo espaço terá 512 vagas e receberá os presos da 14ª Delegacia de Polícia. Nosso objetivo é eliminar o espaço de carceragem da região central da cidade e consolidar um complexo penitenciário adequado, prezando pela segurança pública, enfatizou o prefeito.

Cesar Filho destacou ainda que o município, além de viabilizar o terreno para a construção, também dará todo o suporte de infraestrutura. Esse é um pleito urgente por isso mobilizamos nossos deputados e as instituições ligadas à segurança pública da cidade para dar a esse assunto a atenção necessária. Agradecemos a todos que se empenharam para mais essa conquista, finalizou.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis; a comandante-geral da Polícia Militar Audilene da Rosa; e Cristina Silvestri.

 

*******Texto com acréscimo de informações às 16h de 12/06/2018