Nova XV de Novembro será inaugurada neste domingo (10)

Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho, é a maior obra de infraestrutura urbana da história do município. Ele projeta, para os próximos anos, o desenvolvimento socioeconômico da região do Residencial 2000

Guarapuava completa 198 anos de história neste sábado (9) em um momento de novos caminhos. Literalmente falando. Afinal, a duplicação do trecho de cima da XV de Novembro (entre o 16º BPM e a saída secundária para a BR 277) abre um caminho pavimentado para guarapuavanos e visitantes.

Onde era uma via de mão única, sem acostamentos e esburacada, espraia-se uma infraestrutura novinha em folha: canteiro central, rotatórias em seis pontos, ciclovias, pontos de ônibus, novas calçadas, passeio dos dois lados da via, sinalização e paisagismo. No total, a Prefeitura de Guarapuava investiu R$ 5,8 milhões, sendo que R$ 4,5 milhões são de emenda parlamentar e o restante é de origem do poder público municipal.

Pronta e já em uso, a XV de Novembro de cima será inaugurada neste domingo (10), a partir de 14h, no trecho da rotatória do Residencial 2000.

É a maior obra de infraestrutura urbana da história de Guarapuava. É o grande legado em termos de infraestrutura estratégica, diz o prefeito Cesar Silvestri Filho, em entrevista ao CORREIO.

Feita em uma área já urbanizada, a obra era complexa em termos de pavimentação e exigiu um planejamento diferenciado, explica o prefeito. Tivemos 73 intervenções para fazer: recuo de muros e cercas, taludes das casas etc. Eram pontos de estreitamento da via. É preciso lembrar que esse trecho da XV foi alargado e recebeu um canteiro central, disciplinando o trânsito em faixas de direção para cada lado.

A despeito do pessoal do contra, Cesar Filho não abriu mão do projeto original e fez uma obra completa que engloba calçada dos dois lados, ciclovia, canteiro central, entre outros. Daqui a 20 anos, ainda será uma obra importante para Guarapuava.

O prefeito, durante entrevista na sede do CORREIO (Redação)

RESIDENCIAL

Um dos principais beneficiados com o trecho remodelado é o Residencial 2000, que terá um impacto socioeconômico positivo. Aliás, o próprio conjunto habitacional passou por obras internas de pavimentação, que o transformaram num grande polo urbano de Guarapuava; mas que, antigamente, tinha um acesso precário.

Hoje isso mudou com as obras na XV de Novembro. Mais do que isso, o prefeito lembra que a nova pavimentação e a readequação beneficiam também os guarapuavanos que precisam se deslocar a Curitiba pela BR 277. E principalmente para que vem da capital, que pode utilizar a entrada da XV como acesso a Guarapuava. É um desafogo à avenida Manoel Ribas. Sem falar na economia do percurso de 6 km, diz Cesar Filho, referindo-se ao caminho mais comum, no entroncamento com a PR 466.

Enfim, vai se constituir na principal via de entrada da cidade. Nesse sentido, Cesar Filho projeta nos próximos anos o desenvolvimento econômico dessa região da XV. Teremos estabelecimentos comerciais no entorno da rua, tornando-se um polo gerador de empregos e movimentando a economia da cidade. É o mesmo que acontece na Manoel Ribas.