Guarapuava, 22 de outubro de 2019
Economia

O curso ofertado teve carga horária de 40h, com duas aulas semanais, proporcionando aos alunos a inserção na comunidade surda com o instrutor José Aramis Barbosa de Oliveira, da rede municipal de ensino

-

Nesta terça (16), 18 servidores de diversas secretarias receberam o diploma de conclusão do curso de Libras – módulo I, ofertado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio das secretarias de Administração e Educação e Cultura.

“Estamos oferecendo capacitação para que as pessoas surdas, ao entrarem em nossas secretarias, possam encontrar equipes com habilitação mínima para o atendimento. Nós temos que oportunizar o direito de ir e vir, de nos comunicar com todos de forma igual”, declarou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

O curso ofertado teve carga horária de 40h, com duas aulas semanais, proporcionando aos alunos a inserção na comunidade surda com o instrutor José Aramis Barbosa de Oliveira, da rede municipal de ensino. “Esta iniciativa do curso para os colaboradores é fundamental. Mesmo sendo o módulo básico, é um começo de acessibilidade nos setores da Prefeitura. O importante é motivar os alunos no aprendizado, impulsionando o desenvolvimento, para que os ouvintes possam lutar junto com os surdos, para facilitar a comunicação”, destacou o instrutor.

Para a servidora Lucéli Menão Brunikoski, que trabalha na recepção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, o aprendizado do curso possibilitará uma comunicação mais eficiente com os pacientes surdos. “Muitas vezes sentia que isso limitava nosso atendimento. Após o curso, estou apaixonada! Quero continuar aprendendo pois acredito que essa inclusão é fundamental”, afirmou a servidora.

A previsão é de que, no próximo semestre, novas turmas sejam abertas para o nível intermediário.

Veja Também