Nova edição da revista ‘Helena’ já está disponível

Publicação traz reportagem de José Carlos Fernandes sobre o pintor Miguel Bakun, poemas de Angélica Freitas, uma crônica de Ademir Assunção e ensaio fotográfico de Walter Thoms, entre diversos outros conteúdos

Já está em circulação o número 8 da Helena, revista trimestral da Secretaria de Estado da Cultura e Biblioteca Pública do Paraná. O segundo número do ano começa com uma reportagem de José Carlos Fernandes sobre o pintor Miguel Bakun (1909-1963), um dos nomes mais originais da arte moderna brasileira — mas incompreendido em seu tempo e desconhecido das novas gerações.

Ainda no campo do jornalismo, Dafne Sampaio traça um perfil do múltiplo Ivam Cabral, cofundador da companhia de teatro Os Satyros, e Helena Carnieri entrevista a atriz Denise Stoklos, que celebra 50 aos de carreira. As matérias trazem fotos de Henry Milléo, Rafael Roncato e Marcelo Elias, respectivamente.

Outros destaques da Helena#8: Carlos Orsi investiga a arte produzida com tecnologias de inteligência artificial; Sérgio Rizzo comenta o impacto da obra de Ingmar Bergman no Brasil; Regina Zilbermam resgata o clássico romance Quarup, de Antonio Callado; Renan Borges Simão relata sua temporada em Lisboa, onde a vida dos brasileiros recém-chegados nem sempre é tão fácil quanto pode parecer; Alex Antunes reflete sobre a questão da qualidade na música brasileira das últimas décadas.

A revista ainda traz poemas de Angélica Freitas, contos de Fernando Bonassi e Giovana Madalosso, uma crônica de Ademir Assunção, ensaio fotográfico de Walter Thoms e HQ de Fabiane Langona — além de ilustrações de Moara Brasil, Visca, Camila Gray, Mário de Alencar, FP Rodrigues, Cesar Marchesini, Tita Blister, Marciel Conrado e Rony Bellinho, que também assina a arte da capa.