‘Nós temos muitas pessoas empreendendo’, diz secretário

Durante esta semana, está sendo realizada uma série de atividades voltadas para os microempreendedores

A Prefeitura de Turvo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), está realizando a Semana do MEI, que começou na última segunda (20) e segue até esta sexta-feira (24). As atividades são voltadas para os microempreendedores do município.

De acordo com Cezar Machado, secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, a cidade conta hoje com cerca de 700 microempresas, e destas aproximadamente 400 estão em atividade.

A gente está convidando microempreendedores para se capacitarem, aponta.

Dessa forma, a iniciativa é desenvolvida em um momento positivo para o município. Nós temos muitas pessoas empreendendo, acrescenta Cezar.

Na próxima sexta-feira (24), uma das atividades que irá movimentar a cidade é a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro. Serão apresentadas e discutidas planilhas de caixa, o que possibilita um maior controle financeiro.

É uma semana em que o MEI [Microempreendedor Individual] tem uma atenção especial, aponta o secretário.

A oficina ocorre das 19h às 23h na Sala do Empreendedor (rua Paraná, 767). A entrada é gratuita.

ENTREGA

Todos os MEIs precisam entregar até a próxima sexta-feira (31) a Declaração Anual do Sistema Nacional do MEI (DASN-SIMEI), apontando os rendimentos recolhidos no ano de 2018.

Em caso de atraso, é cobrada uma multa de no mínimo R$ 50 ou de 2% ao mês-calendário ou fração, que incide sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na declaração.

O manual de como fazer a DASN-SIMEI está disponível no site da Receita Federal.