Guarapuava, 24 de junho de 2019
#curta!

O cantor Nasi (do Ira!) e a banda curitibana Relespública sobem ao palco do London Pub, em Guarapuava, neste sábado (9 março) para destilar canções que fizeram a história dos dois. Aliás, a Reles está em turnê comemorando três décadas de vida

-

Quando os primeiros acordes soarem em Guarapuava neste sábado (9 março), mais de três décadas de história vão embalar os ouvidos, mentes e corações do público presente ao London Pub. Mais do que isso, será o reencontro de gerações de roqueiros e de cidades (São Paulo, Curitiba e, claro, a “terra do lobo bravo”).

Assim promete o show que terá no mesmo palco guarapuavano o cantor Nasi (vocalista e um dos fundadores do Ira!) e a banda curitibana Relespública. Ambos surgiram na cena musical brasileira nos anos de 1980, durante o boom do chamado RockBR. O paulistano estava nos primórdios da década oitentista, com projetos punks que culminaram na criação do Ira (ainda sem o ponto de exclamação) ao lado do inventivo guitarrista Edgard Scandurra.

Já em 1989, três rapazes (Fabio Elias, Emanuel Moon e Ricardo Bastos) se juntaram para formar a Relespública, cujos ídolos eram The Who, Rolling Stones e... Ira! Por isso, o repertório deste sábado não podia deixar de fora os clássicos da banda paulistana, imortalizados na voz inconfundível de Marcos Valadão Rodolfo, o Nasi.

“É uma honra e sempre emocionante para um piá que cresceu ouvindo Ira! subir ao palco com o Nasi. Ele é muito importante na minha formação como artista. Aprendemos muito com ele. As coisas boas e as erradas também (hahahahaha), mas esse é o tempero certo pro Rock'n'Roll rolar!”, diz o vocalista/guitarrista da Relespública, Fabio Elias, em entrevista exclusiva ao CORREIO.

Os shows com o Nasi ocorrem há muito tempo, tendo passado por diversas cidades do Paraná. Inclusive, o cantor paulistano fez uma participação especial no DVD “MTV Apresenta Relespública” (2006), na faixa “A fumaça é melhor que o ar”.

Uma curiosidade: o integrante da Reles conta que nunca foi necessário ensaiar com o Nasi para os shows em conjunto. “É subir no palco e esperar a contagem, que são os pés dele batendo no chão”.

Em 2019, o trio da banda curitibana Relespública completa três décadas de história
na cena musical brasileira (Foto: Divulgação)

REPERTÓRIO

Na apresentação musical deste sábado em Guarapuava, Fabio Elias adianta que o repertório será montado em cima dos grandes hits da Relespública (“Garoa e solidão” e “Nunca mais”, por exemplo) e do Ira!, além também das canções da carreira-solo do Nasi – ele sempre esteve envolvido com o blues.

“Esse show é legal, pois rolam todos os sucessos da Relespública e ainda alguns clássicos do Ira! com a participação mais que especial do nosso amigo Nasi”, diz o guitarrista da Reles, destacando os blues do convidado e versões de Raul Seixas, Stooges, The Clash, The Who... “alguns improvisos que acabam acontecendo invariavelmente”.

GUARAPUAVA

Tanto Nasi quanto o trio curitibano já tiveram a experiência de tocar em Guarapuava em outros tempos. Não por sinal, a ansiedade é grande em retornar ao terceiro planalto paranaense. “Vamos transformar o London numa verdadeira festa Rock'n'Roll! Estamos chegando!!!”, avisa Fabio Elias.

HISTÓRIA

Juntos na Relespública desde 1989, o trio Fabio Elias (voz/guitarra), Ricardo Bastos (baixo) e Emanuel Moon (bateria) completa três décadas de história musical este ano.

Fabio Elias conta que as comemorações seguem em Guarapuava, pois cada show será motivo para celebrar a banda. “Pô, são 30 anos com a mesma formação do trio desde o início juntos. É um casamento musical que deu certo mesmo com todas as pedras no caminho”.

Segundo o guitarrista, a ideia é lançar documentário, livro, álbum comemorativo e depois pensar num novo disco. “Tô compondo sem parar e logo teremos que registrar isso. Hoje todos somos pais, temos família e relacionamentos para administrar... Isso muda o timing de uma banda de rock, mas enquanto estivermos vivos e rodando por aí, a Relespública vai em frente, levando nosso som para corações e mentes jovens que nos acompanham há tempos ou acabaram de nos conhecer”.

Quando perguntado se tem uma composição preferida da banda, Fabio Elias desconversa, dizendo que ele ainda não fez sua canção preferida. Mas quando este repórter declara sua predileção por “Nunca mais”, o músico concorda e acrescenta “Sol em Estocolmo”. “Eu divido entre essas duas pela letra delas. Mas não conta pras outras! Kkkkkkkkkkkkkk”.

Ele termina a entrevista dizendo ainda que a Relespública foi e sempre será sua prioridade na carreira musical. Apesar de ter projetos como a Gripe Forte, junção de bandas de Curitiba, e a Êta Nóis, com amigos que curtem lances country folk.

Arte em formato de quadrinhos, presente no encarte de um dos discos mais
famosos da Relespública (Foto: Reprodução)

SERVIÇO

O show Nasi+Relespública é neste sábado (9 março), no London Pub (rua Capitão Rocha, 2.304, Centro), em Guarapuava. Os ingressos antecipados estão à venda no London e no Armazém do Rock. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 3036-0121.

Veja Também