Mostra em Guarapuava reúne trabalhos do artista paranaense Antonio Arney

A exposição “Estruturas e Valores” foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (13), no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Guarapuava é a primeira cidade paranaense a receber essa mostra itinerante do Museu Oscar Niemeyer (MON)

As ranhuras são como cicatrizes. A geometria forma portas e janelas. E a composição se pauta pelo equilíbrio.

Inserida no espírito construtivo brasileiro, a obra do artista paranaense Antonio Arney vibra com sua colagem, relevo e pintura nas paredes do Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava.

Desde esta quinta-feira (13), o público guarapuavano tem a oportunidade de conhecer um recorte dos mais de 60 anos de atividade artística de Arney. É a exposição Estruturas e Valores, com entrada gratuita.

Segundo uma das responsáveis pela curadoria da exposição, Eliane Prolik, a mostra esteve em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON). É muito significativo poder trazer a obra de um artista importante e de trajetória muito consistente, diz em entrevista a este CORREIO.

Segundo Prolik, Arney continua em plena atividade aos 93 anos de idade. A curadoria, junto com meu parceiro Adolfo Montejo Navas, fez essa escolha de alguns trabalhos para trazer pra cá, detalhando que a exposição é formada também por vídeo sobre a obra do artista e alguns jogos que trazem a visualidade construída pela obra de Arney.

Na avaliação da curadora, o artista tem uma produção muito singular e que trata principalmente da questão do construtivismo. Existe uma geometria, uma abstração. Mas existe também a matéria, que é muito cara a nós paranaenses: a madeira.

TEXTURAS

Aliás, os quadros de Arney tem texturas trabalhadas a partir de rejeitos, ou seja, pedaços de madeira reutilizados (móveis, por exemplo) para formar obras tridimensionais. Às vezes, o apreciador de arte precisa olhar de viés para compreender toda a volumetria do quadro. Isso singulariza bastante a poética dele [artista].

Para a exposição em Guarapuava, a curadoria adaptou os quadros às salas do Centro de Artes. O que, inclusive, é interessante notar o modo como a madeira de Arney dialoga com a própria arquitetura do espaço, também amadeirada (portas, janelas, forro, assoalho etc.).

A curadora Eliane Prolik (à esq.) e a secretária municipal Doraci Senger Luy (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

MONTAGEM

Nesse sentido, o arquiteto da equipe do MON, Gustavo Paris, conta que é sempre desafiador montar uma exposição. Principalmente porque o espaço do Museu do Olho é diferente do Centro de Artes. A gente trouxe uma exposição que de certa forma estava pronta, mas a gente adaptou para este espaço.

Com experiência de dois anos no ramo de arquitetura de exposições e produção cultural, Paris conta que a principal peculiaridade na exposição Estruturas e Valores em Guarapuava é a delicadeza dos quadros. Para você trabalhar num espaço histórico e que tem uma materialidade mais rústica, você tem todo um trabalho de iluminação, fechando as janelas, para destacar mais as obras.

INTERIOR

Guarapuava é a primeira cidade do interior do Paraná a receber a exposição Estruturas e Valores, em um trabalho de descentralização.

O Museu Oscar Niemeyer recebeu uma diretriz do governo do Estado que nos orientava a levar para outras cidades do Paraná um pouco do que a gente tem no museu, explica a diretora cultural Glaci Gottardello Ito. Ela revela que os primeiros contatos foram com a secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Luy, que foi bastante receptiva.

Por sua vez, a titular da pasta municipal avalia que as portas estão abertas para a famosa terra do lobo bravo fazer parte de um circuito estadual de cultura e arte. Esse foi um momento de conquista.

É necessário que o interior do Paraná possa ser contemplado com belos trabalhos e obras que muitas vezes não temos a oportunidade de ir até Curitiba, a capital, para poder apreciar, diz Doraci.

A exposição Estruturas e Valores – Antonio Arney fica em cartaz no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro até 28 de julho (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

ARTISTA

Antonio Arney nasceu em 1926, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Artista autodidata, aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Sua longa trajetória profissional começou em Curitiba, desde o final dos anos 1950, com a participação no Círculo de Artes Plásticas.

SERVIÇO

Exposição Estruturas e Valores – Antonio Arney

Até 28 de julho

Horário: de segunda a sexta, das 7h30 às 12h; e das 13h às 17h30

Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro (rua Marechal Floriano, 1.399, Centro), em Guarapuava

A entrada é gratuita