Morro Alto ganha estrutura poliesportiva que beneficia moradores

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (18 abril), o prefeito Cesar Silvestri Filho e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, inauguraram o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor Antônio Carlos de Paula

Mais do que uma obra esportiva, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor Antônio Carlos de Paula tem potencial para impactar positivamente na saúde pública e na segurança da região de seu entorno, no bairro Morro Alto, em Guarapuava.

É um espaço muito bom, avalia Elenice Cardoso (50 anos). A estrutura recém-inaugurada na tarde desta quinta-feira (18 abril) surge num momento oportuno para a moradora. Preciso cuidar da minha saúde e fazer caminhada.

Inclusive, seu filho de dez anos será beneficiado. Ele não precisará mais se deslocar até o Ginásio Joaquim Prestes para praticar uma atividade desportiva. O CIE está praticamente na porta de sua casa.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, outros vizinhos da dona Elenice também aprovaram e ficaram extremamente agradecidos com a obra. Esse é um momento de muita alegria, de muita realização pessoal. A gente chega até a ficar emocionado, pois é um legado que vai ficar, afirma o secretário.

Ele destaca ainda que o CIE é um ambiente para a família ocupar, criando um ambiente seguro e que vai beneficiar a saúde pública dos guarapuavanos.

É um espaço que não foi escolhido de forma aleatória. Nós tínhamos aqui uma grande incidência de criminalidade e que agora servirá como polo radiador do esporte. A partir de segunda-feira já teremos escolinhas de diversas atividades esportivas em funcionamento atendendo a comunidade. O CIE é uma conquista para nós, para toda a população, onde temos o maior investimento no esporte em Guarapuava, comemorou o prefeito Cesar Silvestri Filho, via assessoria.

ESTRUTURA

Almeida detalha que o CIE é uma estrutura com atletismo, quadras dentro do ginásio, academia de artes marciais, ginástica, campo de futebol society, pista de corrida/caminhada e, em breve, um playground para crianças e academia para os idosos.

É um complexo esportivo, uma praça esportiva, que é conceito da gestão Cesar Silvestri Filho.

Executada em convênio com o governo federal, essa obra da administração municipal teve investimentos de cerca de R$ 5 milhões. O CIE entra em funcionamento na segunda-feira (22 abril); mas o descerramento da placa foi feita na tarde desta quinta-feira, com as presenças do prefeito Cesar Silvestri Filho e do ministro Osmar Terra.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, compareceu à cerimônia de inauguração do novo CIE em Guarapuava (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

100 DIAS

Presente à cerimônia de inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor Antônio Carlos de Paula em Guarapuava, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou que são mais de 40 equipamentos públicos desse perfil que foram entregues no período de 100 dias do governo Jair Bolsonaro, em todo o Brasil.

Terra adiantou que o Ministério agrupou os programas de cultura e esporte. A gente complementa aqui com um centro de cinema, teatro, uma praça para a juventude. Os centros de convivência de idosos, os centros para crianças com deficiência. Nós estamos fazendo um pacote, um kit para fornecer aos municípios e fazer essa integração.

O ministro aproveitou para reforçar que, nesses 100 dias de governo, ninguém está de braços cruzados. Nesse sentido, ele valorizou um decreto assinado pelo presidente da República criando a nova política de drogas para o país.

Nós estamos realmente assistindo a uma tragédia gerada por décadas de descaso e por políticas ineficientes. Agora, nós vamos avançar na direção de uma política mais efetiva para essa área, finalizou.

Pablo Almeida detalha que o CIE é uma estrutura com atletismo, quadras dentro do ginásio, academia de artes marciais, ginástica, campo de futebol society, pista de corrida/caminhada e, em breve, um playground para crianças e academia para os idosos (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

PROJETO

O projeto do Campo do Pavão é o mais completo das três categorias oferecidas para os CIEs no Brasil. A pista de corrida em piso sintético, por exemplo, possui certificado da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). O piso de 13mm é composto de manta pré-fabricada de borracha reciclada, coberta por uma manta de poliuretano de alta resistência.

COMUNIDADE

Na inauguração, autoridades, grupos esportivos de diversas modalidades oferecidas pela Prefeitura e a população guarapuavana acompanharam a abertura oficial do espaço e conheceram as instalações. Dentro da quadra, as crianças não perderam tempo e já passaram a jogar e brincar dentro do novo centro. Temos certeza que de dentro de espaços como esses, sairão diversos talentos e jovens com futuros promissores, finalizou Cesar Filho, via assessoria.

Também participaram da inauguração do CIE o secretário especial do Esporte em exercício, Washington Cerqueira; deputado federal, Rubens Bueno; representando o governo do Estado, o diretor técnico do Esporte, José Alberto de Campos; vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro; presidente da Câmara, João Napoleão; a viúva do homenageado, Carmem Lúcia Andrade de Paula, secretários municipais e vereadores. 

 

********Matéria com acréscimo de informações às 9h de 22/04/2019