Política

Moreira Filho é o novo secretário especial de Desenvolvimento Econômico

O objetivo da medida é ampliar as ações para o crescimento econômico sustentável e a efetividade das políticas públicas de geração de emprego e renda, empreendedorismo e promoção da competitividade do setor produtivo

A governadora Cida Borghetti nomeou o administrador de empresas Virgílio Moreira Filho como secretário especial de Desenvolvimento Econômico. No mesmo decreto de nomeação, Cida extinguiu o cargo de secretário especial do Cerimonial e Relações Internacionais.

O objetivo da medida, que não vai gerar nenhum custo adicional ao Estado, é ampliar as ações para o crescimento econômico sustentável e a efetividade das políticas públicas de geração de emprego e renda, empreendedorismo e promoção da competitividade do setor produtivo.

Moreira Filho assume as atribuições da Coordenação de Desenvolvimento Econômico, que fazia parte da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, ficando vinculadas a ele a Junta Comercial do Paraná, a Fomento Paraná, Agência Paraná Desenvolvimento (APD) e o programa Paraná Competitivo. O secretário especial também vai presidir o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.

Todo o suporte técnico, administrativo e financeiro necessário ao desempenho das suas atribuições será prestado pela Secretaria do Planejamento e os servidores da antiga Coordenação de Desenvolvimento Econômico agora ficam subordinados ao Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico.

Virgílio Moreira Filho tem longa experiência na área de representação política-institucional, tanto como presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos do Estado (Sinaees), como integrante da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Conta, ainda, com uma passagem pelo Governo do Estado, no período de 2005 a 2006, quando esteve à frente da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.