Meta é atingir 80% dos beneficiários durante a Semana do Peso, diz chefe

Todas as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família devem comparecer às UBS até a próxima sexta-feira (20), das 8 às 12h e das 13 às 17h, levando um documento com foto e os cartões do SUS e do Bolsa Família

Até a próxima sexta-feira (20), as secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social estão mobilizadas em Guarapuava pela Semana do Peso, do programa federal Bolsa Família. A meta é atingir 80% das famílias beneficiárias.

Mas os índices têm ficado em 65%, pois é a terceira vez desde 2017 que a semana dedicada ao acompanhamento da altura e do peso dos beneficiários é realizada na terra do lobo bravo. Tem famílias que acham que não vai acontecer nada, avalia a chefe da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra, em entrevista ao CORREIO. Ela acredita que é um problema de negligência do público-alvo, pois as secretarias costumam divulgar na mídia a mobilização.

As famílias devem comparecer às unidades de saúde de Guarapuava para cumprirem com a exigência do programa do Bolsa, que é a pesagem que acontece a cada seis meses, reforça Spyra, destacando que a importância da Semana do Peso é verificar as condições de saúde dos beneficiários, medindo o peso e a altura.

A pesagem dos beneficiários é muito importante para o acompanhamento do estado nutricional das famílias. Além disso, é fundamental que as famílias cumpram com as exigências do programa para continuarem recebendo seu benefício, caso contrário ele será bloqueado, complementa a coordenadora de benefícios da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Agatha Barreto, via assessoria.

A moradora do Bonsucesso Thaisa de Fátima Rodrigues dos Santos, 34 anos, é mãe de duas crianças e recebe o benefício há três anos. Receber esse beneficio contribui muito na minha família, pois com esse dinheiro consigo comprar o leite da minha filha mais nova, materiais escolares e uniforme do meu filho mais velho, além de ajudar nas despesas de casa, afirmou, via assessoria.

Chefe da Div. de Programas Estratégicos da Sec. de Saúde (Cristiano Martinez)

FAMÍLIAS

Segundo a chefe Fernanda Spyra, hoje Guarapuava conta com 6 mil famílias de beneficiários do Bolsa Família. Mas, em anos anteriores, os números atingiram seu pico entre 8 mil e 10 mil famílias.

Na avaliação de Spyra, a redução se deve basicamente a dois fatores: melhoria na renda das famílias atingidas e descumprimento de algumas exigências do programa. Infelizmente, muitos beneficiários não atualizam o cadastro junto aos Cras, faltam à Semana do Peso e não cuidam da frequência escolar das crianças.

O procedimento de pesagem é obrigatório para permanecer no programa. Caso contrário, a falta de comparecimento pode acarretar no bloqueio de pagamento do benefício, esclareceu a coordenadora Agatha Barreto.

SERVIÇO

Todas as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família devem comparecer às UBS (Unidades Básicas de Saúde) até a próxima sexta-feira (20), das 8 às 12h e das 13 às 17h, levando um documento com foto e os cartões do SUS e do Bolsa Família, para pesagem e medição.