‘Melhor em Casa’ realiza encontros para troca de experiência entre cuidadores

O projeto em Guarapuava é responsável pelo atendimento de pacientes que precisam de cuidados paliativos ou reabilitação

Paciência e respeito são uma das bases do amor e é ele que me dá forças pra cuidar do meu esposo por todos esses 18 anos. Esse é o sentimento que me dá paciência pra pôr e tirar ele da cama, dar os remédios e respeitar as suas dores. Amor é o que me faz aos 80 anos, não desistir do amor da minha vida, o Cláudio.

Em um relato emocionante e encorajador, dona Maria de Lurdes Oliveira, a cuidadora mais velha de Guarapuava, foi o exemplo do 4º encontro dos cuidadores participantes do Programa Melhor em Casa.

Lenita Matoso, neta da dona Maria, acompanha diariamente a luta e determinação da avó em cuidar do marido, o senhor Cláudio Lourenço de Oliveira (85 anos), que também estava presente no encontro. Minha avó cuida do meu avô há muitos anos já, desde que ele adoeceu após um AVC e demais doenças. Mesmo com idade avançada, ela apresenta uma força invejável. Por isso, ela é um grande exemplo de pessoa, valoriza Lenita.

A neta ainda reforça o apoio dado pelo Programa Melhor em Casa para os seus avós. O programa foi um divisor de águas, pois faz com que meu avô possa ficar no conforto de casa recebendo a mesma atenção oferecida em um hospital. Depois que entraram em nossa vida tudo melhorou. A equipe realiza visitas regulares e dá todo o apoio necessário tanto para a minha avó que é cuidadora, quanto para meu avô, que é paciente. Sempre que precisamos de ajuda, basta a gente entrar em contato que eles rapidamente estão lá em casa realizando os cuidados necessários”, acrescentou.

ATENDIMENTO

O programa Melhor em Casa é responsável pelo atendimento de pacientes que precisam de cuidados paliativos ou reabilitação. Todos os atendidos são encaminhados pelas UBS e hospitais. Além da atenção dada aos pacientes, o programa realiza encontros com os cuidadores, dando apoio psicológico e proporcionando a troca de experiências entre os mesmos.

Os encontros iniciaram este ano. Já estamos na quarta reunião mensal. Aqui os cuidadores, que geralmente são familiares dos pacientes, encontram apoio psicológico e motivacional, além de poder compartilhar aprendizados e experiências que podem ajudar os outros cuidadores, explica a nutricionista e coordenadora do Melhor em Casa, Maria Thereza Melhem.

ENTENDA

O programa Melhor em Casa conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiros, médicos e nutricionista.

As visitas e atendimentos em Guarapuava acontecem de domingo a domingo das 7h às 19h.