Materiais escolares: pais já pesquisam os melhores preços nas lojas de Guarapuava

O ano de 2020 promete ter muitos feriados que irão interferir no andamento do calendário letivo da criançada. Com isso, as aulas já começam no início de fevereiro, e vários pais adiantaram a correria para economizar nas compras

Para quem é pai ou responsável de alguma criança, a programação no início do ano é sempre a mesma: garantir a matrícula nas unidades de ensino, providenciar uniformes escolares e dar início para a cansativa busca pelo melhor preço nos materiais escolares.

Em 2020, as aulas terão início mais cedo, devido ao grande número de feriados que irão interferir no ano letivo. Por isso, diversos pais de Guarapuava já estão garantindo os itens da lista de materiais com antecedência.

Desde novembro, quando os pais fizeram a matrícula e pegaram a lista de materiais, eles já começaram a vir atrás dos itens, para antecipar a correria, afirmou Renato Crisostimo, gerente administrativo da Encape, localizada no Centro.

Além de ser uma forma de se organizar melhor, os responsáveis pelos estudantes se antecipam por outros motivos. Eu prefiro vir antes, porque depois parece que o preço aumenta, e até pela comodidade de você vir, não ter muita gente na loja, porque mais pro final a gente vem e tem fila para ser atendido, fila no caixa, dá muita correria. Assim, eu já fico um pouco mais tranquila, afirma Josiane Virmond Lepinski (43 anos).

Josiane tem duas filhas, e ainda que já tenha garantido boa parte dos materiais, a busca por alguns itens que faltaram segue incessante. De loja em loja, a responsável busca aquilo que acha que as filhas irão gostar. Eu já comecei as compras desde o início de janeiro, mas elas fazem eu caminhar. Às vezes querem um caderno com uma capa diferente, aí a gente acaba andando bastante. A maioria das coisas eu já tenho em casa, então ficou bem pouca coisa pra comprar agora, só que é muito importante fazer uma pesquisa, porque é caro, né?, ressalta.

ORIENTAÇÕES

Mesmo sem notar, Josiane está seguindo uma das dicas do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). De acordo com Paulo Lima, coordenador do órgão, a caminhada feita nessa temporada é importante para comparar preços e garantir uma boa economia. Outra orientação importante é observar o material escolar que sobra do ano anterior e que podem ser utilizados ou reutilizados, não sendo necessário a aquisição de novos, destaca Paulo.

Anteriormente, era comum que o Procon fizesse uma pesquisa de preços divulgada aos consumidores. Como hoje material escolar é um produto encontrado em inúmeros estabelecimentos, não mais restrito a apenas papelarias, optamos em não realizar pesquisas de preços, orientando o consumidor após estar na posse das listas pesquisar antes de comprar. Hoje no Paraná contamos com o aplicativo Menor Preço, que pode ser utilizado para pesquisar sem sair de casa, procurando por aqueles produtos de maior valor na lista, orienta o coordenador.

Outra dúvida frequente dos pais é: o que a escola pode ou não pedir na lista de compras? Paulo destaca que não existe nenhuma legislação que indique quais são os itens que podem ou não ser cobrados pelas escolas, mas existe uma proibição legal da solicitação de materiais de uso coletivos, como álcool, cartolinas, tintas em geral, grampeador e grampos, giz, envelopes, canetas para lousa, material de limpeza em geral, entre outros.

Diversos pais de Guarapuava já estão garantindo os itens da lista de materiais com antecedência (Foto: Ágata Neves)

PROMOÇÕES

Nesta temporada, as placas e propagandas são atrativas para aqueles que buscam reduzir os gastos. Entretanto, alguns comerciantes afirmam que o cliente deve ficar atento para não cair em algum tipo de golpe. Nós temos promoções todos os dias. A gente sempre procura ser transparente, porque às vezes a promoção é uma enganação; às vezes as pessoas falam que estão dando descontos, mas jogam os preços lá em cima. A gente já faz o melhor preço sempre, para não cair naquela história de vender uma mochila hoje por um preço e amanhã por outro mais barato, afirma Marcelo Carlos Gomes, gerente responsável pela Regina Papelaria.

Na busca de promoções, a Suzane Araujo (36 anos) tem passeado bastante com o filho Cauã (7 anos) pelos estabelecimentos da cidade. Acho que já é a quinta loja que eu venho e vou ter que andar mais ainda, porque não achei tudo, afirma.