Livro ‘Tente outra vez’ aborda jornada de herói desventurado

O escritor Fabiano de Queiroz Jucá lança seu segundo romance neste sábado (21): ‘Tente outra vez’. O livro trata da desventura do personagem-narrador Solomon Brasil, que parte em uma jornada de busca de sua família e de si próprio

A parada em uma lanchonete de beira de estrada foi a inspiração que Fabiano de Queiroz Jucá precisava para escrever o seu segundo romance, Tente outra vez (2018). Naquele dia, o autor teve uma sensação estranha que o provocou a elaborar a história de Solomon Alberto Brasil, o desventurado protagonista do novo livro.

Depois de muita pesquisa e três meses de produção literária, Tente outra vez chega às mãos do leitor a partir deste sábado (21), às 15h, durante o lançamento oficial do material na livraria Gato Preto, em Guarapuava.

Produzido de maneira independente, o romance apresenta um personagem-narrador (Solomon) que tem a sua vida revirada quando para em uma lanchonete de estrada, a poucos quilômetros de Irati (PR). De repente, a esposa e a filha do protagonista desaparecem, como se nunca tivessem existido.

Dali em diante, a narrativa se transforma numa saga de procura do narrador por sua família e de si mesmo. Nesse caminho, ele encontra um velho tagarela e risonho chamado Amit.

Segundo o Jucá, o livro envereda pela ficção científica, pois Amit detalha o fenômeno das anomalias magnéticas para justificar o sumiço da família de Solomon. O autor afirma que isso existe mesmo na ciência, mas tem muita ‘teoria da conspiração’, como é o caso do Triângulo das Bermudas.

Trocando em miúdos, o escritor diz que é como se o personagem principal tivesse atravessado um portal, ou seja, viajado para outra dimensão. Por isso, a aproximação com a literatura sci-fi, lembrando um episódio da antiga série de TV Além da Imaginação.

Novo livro será lançado neste sábado (21), na Gato Preto, em Guarapuava

JORNADA

A história de Tente outra vez também flerta com a narrativa existencialista. Não por acaso, o título do livro remete à famosa canção homônima de Raul Seixas.

Inclusive, Jucá esclarece que a ideia do romance surgiu antes mesmo da música. Tinha até outro título, provisório: ‘Mundos paralelos’, detalhando que era um nome que se relacionava com as pesquisas científicas que ele fez sobre as tais anomalias magnéticas.

Na redação final, acabou ficando Tente outra vez, que é utilizado na narrativa como uma metáfora para o recomeço de Solomon e a travessia para outra dimensão, pois a letra da canção tem os versos Você tem dois pés/Para cruzar a ponte. Ou seja, o protagonista cruza uma ponte que o leva a conhecer a si próprio, deixando aquela antiga casca de pragmatismo e passividade.

A ‘ponte’ é uma metáfora para a jornada, a travessia. Quando você está em busca de um objetivo tem de atravessar pontes, obstáculos, complementa Jucá. É uma jornada da vida de todos nós.

Capa é de Kauê Daiprai (Reprodução)

CAPA

Aliás, a ideia da ponte foi aproveitada pelo artista Kauê Daiprai quando ele produziu a capa de Tente outra vez. Em estilo de quadrinhos, a ilustração apresenta um personagem com uma mochila nas costas, caminhando na direção de uma ponte.

Na troca de ideias entre autor e ilustrador, a capa demorou em torno de cinco meses para ficar pronta. Colocava elementos novos, depois tirava outros elementos, revela Jucá, exemplificando que o detalhe de uma pequena samambaia na ponte é uma referência à sua mãe, Odete Razzolini, que gostava muito de plantas.

ESTRADA

Como um típico road movie (aqueles filmes que se passam na estrada), Solomon viaja pelo interior do Paraná. Ele vai a trabalho, mas aproveita o itinerário para pensar e tentar encontrar sua família.

Eu cheguei à conclusão que as minhas histórias tratam de jornada, estrada, diz Jucá, citando que o primeiro livro, Rua de Pedra em Sépia, foca em um personagem que viaja de bicicleta pela América Latina, numa jornada de transformação.

MENSAGEM

Jucá comenta que muitos leitores perceberam uma mensagem nas entrelinhas de Tente outra vez, identificando-se com a jornada de superação de Solomon Brasil.

Quando eu escrevi o livro, não pensava nele como uma ‘mensagem’. Pensava sim como ficção, com uma história para se divertir, observando que uma parte dos leitores viu muito mais do que isso na narrativa.

AUTOR

Formado em Biblioteconomia, Fabiano de Queiroz Jucá trabalha na biblioteca do campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Curitibano, ele está radicado em Guarapuava desde 2003.

SERVIÇO

O livro Tente outra vez tem lançamento programado para este sábado (21), a partir de 15h, na livraria Gato Preto (rua Azevedo Portugal, 1.362), em Guarapuava. O autor pode ser contado por e-mail ([email protected]) ou redes sociais.